
Chelsea é declarado primeiro campeão mundial pela Fifa em novo Mundial de Clubes | Lucas Merçon/Fluminense
O Chelsea é declarado primeiro campeão mundial pela Fifa após a conquista do novo formato do Mundial de Clubes, encerrado neste domingo (6), nos Estados Unidos. A decisão da entidade revoluciona a história do futebol e reclassifica todos os títulos anteriores como meramente “intercontinentais”.
A nova edição teve 32 participantes e consagrou o time inglês como o único campeão reconhecido oficialmente. Flamengo, Corinthians, São Paulo, Internacional, Santos, Grêmio e outros clubes brasileiros passaram a ter seus títulos enquadrados como conquistas intercontinentais — mesmo os disputados com times de todos os continentes.
Participação brasileira e mudanças drásticas
A edição de 2025 marcou a estreia do novo Mundial com modelo similar à Copa do Mundo de seleções. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, últimos vencedores da Libertadores, representaram o Brasil. Nenhum avançou à final.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O título do Chelsea agora é visto pela Fifa como o único mundial de clubes oficialmente reconhecido. A entidade não só deu esse novo peso à conquista inglesa, como também desvalorizou décadas de história dos clubes sul-americanos.
PSG já está garantido no próximo Intercontinental
A Fifa seguirá organizando anualmente o Torneio Intercontinental, com confronto entre o campeão da Libertadores e da Liga dos Campeões. O PSG, atual campeão europeu, já está garantido na edição de 2025, ao lado do campeão da Libertadores deste ano.
O novo Mundial de Clubes, com 32 times, será realizado novamente apenas em 2029. Até lá, o Chelsea carregará o inédito status de “primeiro campeão mundial oficial”, segundo a nova classificação da Fifa.