Leste FluminenseSão Gonçalo

Chefe do Bonde dos 40 preso em São Gonçalo escondido em território do Comando Vermelho

Chefe do Bonde dos 40 preso em São Gonçalo escondido em território do Comando Vermelho | Reprodução

Lucas Silva Gonçalves de Sousa, conhecido como Chihuahua, foi preso nesta quinta-feira (24) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Considerado uma das principais lideranças da facção maranhense Bonde dos 40, ele atuava como comandante do grupo criminoso.

Chihuahua coordenava ações violentas, decidia punições internas e arrecadava dinheiro ilícito com crimes na BR-135, em São Luís (MA). Ele também é investigado por envolvimento em roubos, latrocínios e extorsões de alto impacto.

A Polícia Civil do Rio, em ação conjunta com a Polícia do Maranhão, localizou o foragido no bairro Mutuapira, área dominada pelo Comando Vermelho (CV). A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) comandou a prisão.

“Essa prisão é muito relevante. Estamos falando de uma liderança do Bonde dos 40, facção criminosa envolvida com roubo de cargas, tráfico, latrocínios e extorsões. Ele estava escondido no Rio, tentando se ocultar em área dominada por outra facção. Esse tipo de movimentação de criminosos de outros estados tem sido cada vez mais comum. Muitos vêm para o Rio acreditando que aqui conseguirão se esconder, mas temos trabalhado com inteligência e integração com outras polícias para identificar e capturar esses foragidos”, disse o delegado Jefferson Nascimento, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pela prisão.

Fuga no Rio e elo com o Complexo do Salgueiro

Chihuahua se refugiava em território dominado pelo CV, facção que também possui um dos seus principais líderes em São Gonçalo: Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó. Considerado um dos criminosos mais procurados do estado, Rabicó, de 61 anos, chegou ao Complexo do Salgueiro nos anos 1990.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Mesmo condenado a 27 anos, foi libertado em 2019 após decisão do STF e segue foragido. Em junho, ele ganhou uma festa de aniversário com fogos e balões no Salgueiro.

O complexo tem acesso estratégico: mata, BR-101 e Baía de Guanabara. A área facilita fugas e abriga lideranças da facção. Segundo a polícia, Rabicó, também chamado de Coroa, mantém influência sobre diversas comunidades controladas pelo CV em São Gonçalo.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *