
Foto: Divulgação – Prefeitura do Rio
O charmoso Chafariz dos Golfinhos, localizado na Praça Paris, no bairro da Glória, voltou a funcionar neste sábado (02), após três anos de inatividade. Considerado uma joia da paisagem da cidade, o chafariz passou por uma intervenção da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, que investiu cerca de R$ 95 mil na restauração.
Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, ligada ao setor de Conservação, foram realizadas diversas melhorias, incluindo a substituição do comando elétrico, das bombas de água e dos cabos de energia. Inaugurado em 1929, o chafariz é composto por três circulações de névoa, sendo duas próximas às bordas e uma central, além de um jato sólido central e quatro belos golfinhos que jorram água. Os golfinhos são réplicas dos que podem ser encontrados nos jardins do Palácio de Versailles, na França.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
O secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, pediu a colaboração da população para preservar os monumentos e chafarizes da cidade. Ele ressaltou que a Prefeitura investe na conservação desses patrimônios, mas é fundamental que as pessoas também contribuam para combater o vandalismo, que gera prejuízos e danifica bens públicos.
O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, destacou que a reativação do Chafariz dos Golfinhos deve atrair moradores e visitantes para a Praça Paris. Ele expressou a expectativa de que essa revitalização seja um novo marco para o bairro da Glória, que possui um grande número de bens tombados por metro quadrado na cidade do Rio. Szafran afirmou que a reinauguração também contribuirá para atrair mais pessoas para uma das praças mais bonitas da cidade.
Outros chafarizes recuperados
O Chafariz dos Golfinhos seguirá a programação dos demais chafarizes cariocas, sendo ligado três vezes ao dia: das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.
Além do Chafariz dos Golfinhos, diversos outros chafarizes foram recuperados pela Secretaria Municipal de Conservação desde janeiro de 2021.
Entre eles estão os chafarizes do Largo do Machado, Praça General Tibúrcio, Praça Ben Gurion, Praça São João Berchmans, Praça Saens Peña, Praça Edmundo Bittencourt, Praça Barão da Taquara, Dança das Águas em frente à sede da Prefeitura do Rio, Museu de Arte Moderna, os nove chafarizes da Avenida Princesa Isabel em Copacabana, e o chafariz Mulher com Ânfora na Candelária.
Também foram recuperadas as cascatas da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e do Jardim do Méier.