A busca pela expansão da família é um desejo compartilhado por muitas mulheres, inclusive por aquelas que já vivenciaram a maternidade.
No entanto, o caminho para realizar esse sonho pode ser desafiador devido a obstáculos como a istmocele, uma complicação relacionada à cicatrização pós-cesariana.
Convidamos o Dr Thiers Soares, que abordará os diferentes aspectos dessa condição, seus tipos, sintomas e opções de tratamento, destacando a importância de um acompanhamento especializado para as mulheres que enfrentam esse desafio.

Dr. Thiers Soares é ginecologista cirurgião especialista em endometriose, adenomiose e miomas. Imagem: divulgação
O sonho da gravidez não é somente de mães de primeira viagem. Muitas mulheres que já têm filhos ainda desejam aumentar a família.No entanto, muitas se deparam com a istmocele, falha na cicatrização no local em que foi feita a incisão da cesariana para a retirada do bebê

Além disso, também é possível analisar a doença de acordo com os sintomas da mulher, pois, em alguns casos, ela não irá apresentar sintomas. Com o grande número de partos feitos de cesárea é normal que os casos de Istmocele cresçam ainda mais.
Os sintomas durante uma gravidez podem ser mais sérios, pois podem acontecer anomalias na placenta, no local da gravidez e, em alguns casos mais graves, pode colocar em perigo a vida da mãe e do bebê. Na maior parte dos casos, a istmocele não apresenta sintomas, o que torna mais difícil o seu diagnóstico, sendo necessário que a mulher passe por uma ultrassonografia transvaginal ou ressonância da pelve para descobrir a doença.
