Rio de Janeiro - Capital

Túnel Rebouças ainda não tem certificação atualizada de segurança contra incêndio

Túnel Rebouças ainda não tem certificação atualizada de segurança contra incêndio | Divulgação/COR-Rio

A certificação de segurança do Túnel Rebouças segue desatualizada, segundo o Corpo de Bombeiros. O túnel ficou interditado por mais de sete horas após um ônibus pegar fogo dentro da galeria no sentido Lagoa, na Zona Sul do Rio. A corporação informou que a maioria dos túneis da cidade ainda não está regularizada de acordo com as normas mais recentes.

O Túnel Rebouças continua sem certificação de segurança contra incêndio e pânico, conforme o Corpo de Bombeiros do Rio. A falta de atualização veio à tona após o incêndio em um ônibus que interditou a via por mais de sete horas nesta semana.

De acordo com a corporação, a maioria dos túneis da cidade foi construída antes da legislação atual, o que exige análises técnicas específicas para adequação. Nem todas as exigências podem ser aplicadas integralmente, já que as estruturas antigas não comportam as mesmas medidas previstas pelas novas normas.

Os responsáveis legais, segundo o artigo 40 do Decreto Estadual nº 42/2018, precisam apresentar projeto de segurança, instalar sistemas de proteção e solicitar o Certificado de Aprovação após o cumprimento das exigências. O Túnel Rebouças já foi notificado para iniciar o processo.

O Corpo de Bombeiros reforçou que realiza vistorias preventivas e não programadas, com foco na segurança dos usuários e na conformidade com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP).

Em nota, a Prefeitura do Rio informou que vem investindo cerca de R$ 140 milhões nos últimos quatro anos para adequar os túneis da cidade às exigências legais. As intervenções incluem modernização das galerias, novas estruturas de ventilação e sistemas de monitoramento com 120 câmeras ativas 24 horas por dia.

“Para garantir uma resposta rápida às emergências, a CET-Rio mantém bases operacionais instaladas nas entradas e saídas dos principais túneis de vias expressas do Rio com acionamento imediato de órgãos da Prefeitura do Rio e do governo estadual. As bases contam com agentes de trânsito, reboques, veículos de apoio e motocicletas que atuam em casos de necessidade”, disse em nota.

A CET-Rio mantém equipes de apoio nas entradas e saídas dos túneis para resposta imediata em casos de acidentes ou engarrafamentos, com agentes de trânsito, motocicletas e veículos de socorro rápido.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.