O Palácio Pedro Ernesto, localizado na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, celebrará seu centenário com uma série de apresentações gratuitas entre os dias 1 e 4 de agosto. As bandas participantes terão a honra de iniciar suas apresentações tocando o clássico “Parabéns a você” em homenagem à sede da Câmara de Vereadores. As atrações terão duração de 35 a 40 minutos e incluirão cantoras do Theatro Municipal, além de grupos musicais como os Fuzileiros Navais, a Guarda Municipal e até mesmo a própria Câmara. A bateria da Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval de 2023, encerrará as festividades com muito samba no Quadrilátero Cultural do Rio.
Abrindo as apresentações na terça-feira (1) estará o espetáculo “Heroínas da Ópera”, às 19h30, nas escadarias internas do Pedro Ernesto. Com a presença das sopranos Carolina Morel, Eliane Lavigne, Gabriele de Paula, Mariana Gomes, Cintia Fortunato e Loren Vandal, o público carioca poderá apreciar árias de óperas como Carmen, La Traviatta e Porgy and Bess, acompanhadas pelo piano de Eliara Puggina.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
No dia seguinte, às 12h30, a Praça Floriano será palco da apresentação da Banda Marcial Corpo de Fuzileiros Navais, que trará instrumentos incomuns, como gaitas de fole escocesas, quintotons e Schellembauns. Além disso, o grupo de cerca de 120 militares se destacará pela movimentação pelo espaço, formando figuras como o icônico Pão de Açúcar. Às 16h, será a vez do coro da Câmara Municipal se apresentar em frente ao Palácio e, às 18h30, a Banda da Polícia Militar fechará a programação do segundo dia.
O terceiro dia terá a maior parte das apresentações em frente à sede do Poder Legislativo. Às 12h30, a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros ocupará o local. Às 14h30, o coro da Câmara voltará a se apresentar, desta vez no saguão do Palácio, seguido pela Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que retomará as atividades no lado externo às 16h. Com 30 anos de existência, o grupo apresentará um repertório que vai do chorinho ao maxixe, passando pelo tradicional samba carioca e pela MPB. Encerrando a noite, às 18h30, a Banda do 1º Batalhão de Guardas, do Exército, apresentará estilos musicais diversos, desde uma suíte nordestina até músicas dos anos 80 e clássicos como “Chega de Saudade”.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
A sexta-feira (4) será marcada pelo ecletismo musical. Às 12h30, os militares da Banda da Força Aérea Brasileira se apresentarão em frente ao Palácio. Às 17h, a música voltará ao interior do prédio com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira no Saguão José do Patrocínio. Ao final do concerto, será inaugurada a placa do Quadrilátero Cultural da Cinelândia. E, convidando a população a celebrar o início do fim de semana, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense se apresentará na Praça Floriano às 18h30, trazendo os sons dos surdos, caixas, tamborins e muita alegria.
O Quadrilátero Cultural da Cinelândia, instituído pela Lei n° 7.895/2023, tem como objetivo revitalizar a região por meio de parcerias entre instituições situadas em prédios históricos, como o Theatro Municipal e o Cinema Odeon. O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado (PSD) participarão do evento.
Serviço:
01/08 – terça-feira
Às 19h30, na escadaria interna do Palácio: “Heroínas da Ópera”, com as sopranos do Theatro Municipal
02/08 – quarta-feira
Às 12h30, na Praça Floriano: Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais
Às 16h, em frente ao Palácio: Coro da Câmara de Vereadores
Às 18h30, em frente ao Palácio: Banda da PMERJ
03/08 – quinta-feira
Às 12h30, em frente ao Palácio: Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros
Às 14h30, no hall do Palácio: Coral da Câmara de Vereadores
Às 16h, em frente ao Palácio: Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro
Às 18h30, em frente ao Palácio: Banda do 1º Batalhão de Guardas
Dia 04/08 – sexta-feira
Às 12h30, em frente ao Palácio: Banda da Força Aérea Brasileira
Às 17h, no hall do Palácio: Orquestra Sinfônica Brasileira
Às 17h30, em frente ao Palácio: Inauguração da Placa do Quadrilátero Cultural da Cinelândia
Às 18h30, na Praça Floriano: Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense