O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) localizou e interditou uma central clandestina de internet no Complexo PPR, em Teresópolis.
A ação ocorreu nesta sexta-feira (14) e resultou na prisão de uma pessoa, além da apreensão de diversos equipamentos utilizados no fornecimento ilegal de serviço.
Monopólio Ilegal Visava Lucro para o Tráfico
Segundo informações do MPRJ, dois dias antes da operação, criminosos destruíram modens e outros equipamentos pertencentes às prestadoras regulares de internet.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A ação foi realizada sob ordens de lideranças do tráfico local. O objetivo era estabelecer um monopólio do serviço ilegal, gerando lucros adicionais para o grupo criminoso.
Estrutura Avançada Sustentava o Esquema
Com o apoio dos serviços de inteligência da Polícia Militar e da Polícia Civil, o MPRJ localizou a residência onde estavam instalados os servidores da central clandestina.
No local, foi encontrada uma estrutura extensa e bem equipada para viabilizar o serviço de internet sob controle do tráfico.
Investigação Segue em Curso
O Ministério Público informou que as investigações sobre o grupo criminoso permanecem em andamento.
As autoridades buscam identificar todos os envolvidos e desarticular completamente a rede ilegal de fornecimento de internet.