Um paciente morreu enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (13). A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o ocorrido e anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o caso.
+ LEIA TAMBÉM: ►Papai Noel visita comunidades do Rio com projeto especial
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, declarou em suas redes sociais que todos os profissionais de plantão naquela noite serão exonerados.
Paciente chegou com fortes dores
O homem, identificado como José Augusto Mota Silva, de 32 anos, teria chegado à UPA relatando fortes dores. Imagens obtidas mostram o paciente sentado e com a cabeça inclinada para o lado esquerdo.
Um funcionário da unidade se aproxima dele, mas não há reação aparente. Posteriormente, ele é colocado em uma maca por um membro da equipe.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que o caso evoluiu de forma rápida. Segundo os relatos iniciais, José Augusto entrou na unidade caminhando e acompanhado de uma pessoa, que não permaneceu no local.
A classificação de risco foi realizada às 20h30, e minutos depois, ele foi encontrado desacordado.
Tentativa de reanimação
De acordo com o comunicado, o paciente foi levado imediatamente à Sala Vermelha para atendimento emergencial. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu e teve uma parada cardiorrespiratória.
+ LEIA TAMBÉM: ►Maricá concede abono natalino para servidores e beneficiários do RBC
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será investigada a causa da morte.
A Secretaria reafirmou que a sindicância avaliará as ações dos profissionais envolvidos e os procedimentos adotados. As medidas serão tomadas para apurar se houve negligência ou falha no atendimento.