O risco geo-hidrológico no Rio de Janeiro, especialmente em Petrópolis, se mantém alto neste domingo (6), segundo alerta do Cemaden.
Chuvas persistentes ao longo do dia, somadas aos volumes acumulados anteriores, elevam a possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em várias regiões do estado, incluindo a Costa Verde e o Norte Fluminense.
Cemaden emite alerta para Petrópolis e Angra dos Reis
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um comunicado com foco nas cidades de Petrópolis e Angra dos Reis, onde há grande vulnerabilidade geológica. Pendotiba também vem sofrendo com as chuvas intensas.
Segundo o órgão, as chuvas registradas nas últimas 24 horas ultrapassaram os 250 mm em alguns pontos, fator que pode desencadear novos deslizamentos de terra, principalmente em áreas de encosta.
Volume acumulado de chuva ultrapassa 250 mm
Além da instabilidade meteorológica prevista para o domingo, o acúmulo de água no solo amplia os riscos. Em Petrópolis, na Região Serrana, o solo encharcado facilita movimentos de massa.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O risco geo-hidrológico no Rio de Janeiro também atinge outras cidades. Campo dos Goytacazes, Volta Redonda e Macaé aparecem entre os locais com risco moderado.
Regiões Norte e Serrana também em alerta
No Norte Fluminense, em Campo dos Goytacazes, a previsão é de chuva persistente durante todo o dia. A situação se repete em cidades do Espírito Santo, como Vitória e Cachoeiro do Itapemirim.
O Cemaden alerta para possíveis inundações nos rios principais e afluentes das bacias dos rios Itabapoana e Itapemirim, que cortam os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Defesa Civil reforça monitoramento em regiões críticas
A Defesa Civil Estadual segue monitorando a situação nas regiões mais afetadas. De acordo com o órgão, o risco de deslizamentos permanece elevado na Costa Verde, na Baixada Fluminense e na Região Serrana.
A recomendação é que a população evite áreas de risco e siga as instruções repassadas por SMS e redes sociais oficiais.