Estado do Rio de Janeiro

Celular Seguro RJ promete frear roubo de celulares no estado

Aplicativo Celular Seguro RJ sendo apresentado por autoridades no lançamento

Celular Seguro RJ promete frear roubo de celulares no estado | Divulgação/Rafael Campos

O aumento no roubo de celulares no estado motivou o lançamento do aplicativo Celular Seguro RJ, ferramenta gratuita que promete facilitar a proteção digital dos fluminenses. Desenvolvido pela Polícia Civil, o app foi apresentado nesta terça (1º) durante o “Dia D” da Operação Rastreio, que já resultou em milhares de apreensões.

Com o Celular Seguro RJ, o cidadão pode cadastrar e consultar o número do IMEI – código único de identificação do aparelho – para verificar se há registro de furto ou roubo. A tecnologia cruza dados com os sistemas da Polícia Civil e da Anatel e permite o bloqueio imediato do dispositivo.

A autenticação no sistema é feita via gov.br, e o aplicativo está disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

Durante o evento, o governador Cláudio Castro destacou que proteger o celular é proteger a vida digital da população:

“Hoje os celulares guardam dados bancários, informações pessoais e documentos. Por isso, proteger esse aparelho é também proteger a privacidade e segurança das pessoas”, destacou o governador Cláudio Castro.

Ação integrada e resposta rápida

O sistema é alimentado em tempo real por delegacias de todo o estado, conforme explicou o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.

“A própria população poderá consultar a situação do celular antes de adquirir um aparelho. O sistema é atualizado em tempo real pelas delegacias de todo o estado.”

2,3 mil celulares apreendidos e 53 presos no “Dia D”

A Operação Rastreio segue em ritmo acelerado. Só nesta terça, 53 pessoas foram presas e 453 celulares apreendidos em todo o estado. Desde maio, a ação já localizou mais de 2,3 mil celulares roubados.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A polícia também ofereceu 72 horas para que usuários que adquiriram aparelhos irregulares os devolvessem voluntariamente. O apelo surtiu efeito: 3 mil pessoas compareceram às delegacias e 934 celulares foram entregues.

A Operação Rastreio mapeia receptadores em pontos estratégicos do comércio popular no Rio e na Região Metropolitana, desarticulando redes associadas ao crime organizado.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *