
Celebrações do Dia de Nossa Senhora de Fátima reúne fiéis no Rio | Sidney de Almeida/Shutterstock
Para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Fátima, fiéis participam de missas e procissões no Rio de Janeiro nesta terça-feira (13). A data marca a primeira aparição da santa aos três pastorinhos, em 1917, na cidade portuguesa de Fátima. A programação ocorre em diferentes pontos da cidade.
No Santuário do Recreio, na Zona Oeste, a programação religiosa tem início na segunda-feira (12), com terço de velas, missa e procissão luminosa às 18h. No dia da celebração, as missas serão realizadas em diversos horários: 6h, 8h, 10h, 13h, 15h, 16h, 18h e 19h. A missa solene com bênção dos enfermos ocorrerá às 10h, seguida da procissão do adeus. Os terços estão programados para 7h, 9h, 14h e 17h.
A Igreja Nossa Senhora de Fátima do Centro também prepara um cronograma especial. As atividades começam às 5h, com alvorada, repicar dos sinos e Santo Terço. Missas ocorrerão de hora em hora, com destaque para a missa solene das aparições ao meio-dia.
Em seguida, o Santo Terço será rezado às 13h30. A programação da tarde inclui adoração ao Santíssimo Sacramento, às 16h30, missa para crianças e coroamento de Nossa Senhora, às 18h30. A celebração encerra com procissão luminosa às 20h.
História de Nossa Senhora de Fátima comove gerações
A história de Nossa Senhora de Fátima tem origem em Portugal, a 130 quilômetros de Lisboa. Em 1917, a santa teria surgido diante de três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, enquanto pastoreavam ovelhas. Durante a reza do terço, eles presenciaram a imagem da santa envolta em luz.
Na primeira aparição, Nossa Senhora solicitou orações, sacrifícios e a reparação das ofensas contra seu Imaculado Coração e contra Deus. Ela pediu que as crianças retornassem ao local nas seis próximas luas cheias, sempre no dia 13. A partir de então, multidões se juntaram ao trio nas aparições seguintes.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O relato aponta que a última aparição reuniu cerca de 70 mil pessoas. Com isso, iniciou-se a devoção global à santa. Segredos revelados posteriormente por Lúcia incluem visões do inferno, o pedido de conversão da Rússia e a perseguição à Igreja Católica.
Data também celebra os Pretos Velhos na religião afro-brasileira
Enquanto os católicos celebram Nossa Senhora de Fátima, as religiões de matriz africana reverenciam os Pretos Velhos nesta mesma data. Essas entidades representam os antepassados que viveram a escravidão e alcançaram idade avançada, transmitindo conselhos e sabedoria.
A data é significativa também por coincidir com o dia da assinatura da Lei Áurea. Nos rituais, cantos e orações evocam a presença espiritual dos Pretos Velhos, buscando envolvimento coletivo durante os cultos. A simbologia dessas figuras está associada à cura, ao amor e à humildade.
Com elementos culturais marcantes, os Pretos Velhos têm papel essencial na tradição espiritual afro-brasileira. Suas representações são comuns em centros religiosos e suas histórias atravessam gerações, reforçando o sincretismo religioso presente no Brasil.