
Cedae distribui água gratuita durante onda de calor extremo no Rio | Divulgação/Cedae
A Cedae iniciou a distribuição de água gratuita em pontos de grande circulação do Rio de Janeiro. A medida ocorre entre esta terça-feira (18) e sexta-feira (21) devido às altas temperaturas registradas na cidade.
Equipes da concessionária estão posicionadas em locais das zonas Norte, Oeste e Central com galões e bebedouros para abastecimento da população.
Altas temperaturas mobilizam ação emergencial
Nesta segunda-feira (17), o Rio alcançou um recorde histórico de temperatura na última década. O Sistema Alerta Rio registrou 44ºC às 12h10 na estação meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste. Esse foi o dia mais quente desde o início da medição em 2014.
Nível 4 de calor extremo é ativado
Diante do calor intenso, a prefeitura acionou, pela primeira vez, o Nível de Calor 4 (NC4) do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Esse é o segundo maior alerta da escala, que varia até NC5. O NC4 é decretado quando as temperaturas variam entre 40ºC e 44ºC por pelo menos três dias seguidos.
Pontos de distribuição e fornecimento de água
Os pontos de hidratação recebem água potável da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. A distribuição ocorre em copos biodegradáveis, e também é possível encher garrafas próprias.

Cedae distribui água gratuita durante onda de calor no Rio | Divulgação/Cedae
“Estamos enfrentando uma onda histórica de calor. Pela primeira vez atingimos o Nível 4, indicando calor extremo. A Cedae reforça seu compromisso social e disponibiliza pontos de hidratação em locais estratégicos”, afirmou Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.
Locais e horários de funcionamento
Os pontos de distribuição funcionarão das 8h às 19h, exceto o CEASA, que opera até as 16h. Confira os locais:
- Irajá – CEASA (Pedra dos Pequenos Produtores)
- Madureira – Em frente ao Império Serrano
- Bangu – Calçadão de Bangu
- Cinelândia – Em frente à Câmara dos Vereadores
-
Praça XV – Altura do Paço Imperial