
Cedae adia manutenção do Sistema Guandu-Lameirão | Divulgação/Lucas Alvarenga
A Cedae adiou para o dia 7 de novembro a manutenção preventiva do Sistema Guandu-Lameirão, que exige o desligamento do sistema e a interrupção temporária da produção de água. Inicialmente, o serviço estava previsto para acontecer na próxima terça-feira (24).
O adiamento da manutenção foi decidido após a ausência de chuvas, que resultou na redução dos níveis de algumas nascentes utilizadas para a captação de água.
+ LEIA TAMBÉM: ►Suspeito de incêndio criminoso é preso em Valença
A alteração foi anunciada nesta terça-feira (17) durante uma reunião do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água (CSFA), que conta com representantes da Cedae, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) e do governo do Estado.
Esta não é a primeira vez que a manutenção é adiada. Originalmente, o serviço estava programado para setembro, mas foi postergado devido à onda de calor intensa registrada nas primeiras semanas daquele mês.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O aumento das temperaturas e a alta demanda por água levaram as autoridades a reconsiderar a execução do serviço, visando evitar maiores transtornos no abastecimento.
Durante a reunião do CSFA, realizada nesta terça-feira (17), as autoridades avaliaram a situação atual dos níveis das nascentes e concluíram que o momento não é ideal para a realização da manutenção.
Dessa forma, ficou decidido que o procedimento será realizado no início de novembro, caso as condições climáticas permitam. A Cedae e as concessionárias de saneamento continuarão monitorando a situação para garantir o abastecimento até a data marcada.