Leste FluminenseNiterói

CDL: Fabiano Gonçalves lidera reunião sobre “tranquilidade pública”

Aconteceu na noite desta segunda-feira (23) a primeira reunião do Grupo de Trabalho que reúne representantes do poder público, da sociedade civil organizada e do empresariado de Niterói. O encontro ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.

De acordo com o vereador Fabiano Gonçalves, que esteve no encontro, o objetivo é encontrar soluções e exigir soluções para os atuais problemas de segurança pública que a nossa cidade enfrenta. Principalmente, a restauração da ordem urbana.

O parlamentar disse ainda que o grupo será chamado de “Tranquilidade Pública em Niterói”.

O que nós sabemos é que os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) nos dá a ideia de que Niterói é uma cidade segura. Mas isso não quer dizer que é uma cidade tranquila”, ponderou o parlamentar, que também é empresário.

Ainda de acordo com Fabiano, parte do problema está associado à presença de dependentes químicos nas ruas, em meio a pessoas em situação de rua

“O que está acontecendo hoje, com essa questão desses dependentes químicos, nas ruas, e essas regiões, que estão aglomerando esse tipo de pessoas, que a gente destaca que na sua grande parte não são moradores em situação de rua, porque Niterói tem uma rede socioassistencial bem ampla… É isso que nos causa essa intranquilidade”, falou.

Fabiano informou, ainda, que o prefeito, o presidente da Câmara Municipal e da Comissão Legislativa de Segurança Pública, receberão cópia da ata da reunião. Igualmente, haverá o encaminhamento, do mesmo documento, para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e também ao Ministério Público.

Plano Niterói Seguro

Inclusive, ficou decidido que o documento chegará às mãos do governador Claudio Castro, acompanhado de um pedido de reunião o com ele e seus secretários pertinentes. Uma das agendas mais importantes para este encontro se trata do destravamento do Plano Niterói Seguro, parado desde março desse ano, época de seu anúncio.

“Também vamos marcar uma reunião com o Governo do Estado, para estarmos discutindo as federações aqui representadas, a Firjan, a FCDL, a Facerj, a Fecomercio, Ademi. Vamos estar encaminhando esse documento pedindo uma reunião com o governador, com seus secretários pertinentes, para que a gente possa fazer acontecer o que está preso, que é a questão do Plano Niterói Seguro. Nós temos essa necessidade de que esse programa, que foi anunciado em março, seja liberado a parte que cabe ao governo do Estado. A gente precisa disso”, cobra.”

Por fim, Fabiano Gonçalves clama por união entre as classes, sociedade civil e população, lembrando que os empresários tem liberdade para cobrar.

“Nós enquanto cidadãos e empresários na cidade, nós temos autonomia para cobrar. Esse é o nosso papel. Nós vamos cobrar. Cobrar do Poder Púbico, da opinião pública, dos representantes de todas as classes e das sociedades civis organizadas, a união. Porque esse problema, gente, reitero, nós só vamos conseguir vencer unidos, finaliza.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *