Brasil

Causas de queda de avião da Voepass terão divulgação em 30 dias

Causas de queda de avião da Voepass terão divulgação em 30 dias

Causas de queda de avião da Voepass terão divulgação em 30 dias

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou na manhã desta segunda-feira (12) a fase inicial da investigação do acidente envolvendo o voo 2283 da Voepass, antiga Passaredo. A aeronave, um turboélice ATR 72-500, caiu na última sexta-feira (9) enquanto sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Como  resultando,  todas as 62 pessoas a bordo morreram, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), os motores da aeronave, bem como outras partes relevantes para a investigação, foram removidos.  Ainda conforme informações do órgão, todas as peças estão na sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo.

+ LEIA TAMBÉM: ► Aeroporto fecha após incidente com avião da Azul em Florianópolis

A investigação, conduzida pelo Cenipa, visa identificar os possíveis fatores contribuintes para o acidente. Nesse sentido, há a expectativa de emissão de um relatório preliminar em até 30 dias.

“A investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”, explica a FAB, na nota.

Detalhes do acidente

O voo 2283 partiu de Cascavel, Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo. Durante o trajeto, a aeronave, prefixo PS-VPB, caiu subitamente enquanto sobrevoava Vinhedo, a cerca de 110 quilômetros de seu destino final. Segundo testemunhas e registros preliminares, o avião entrou em um movimento de “parafuso” antes de se chocar com o solo, resultando na morte de todos os ocupantes.

Investigações paralelas

Além da investigação administrativa conduzida pelo Cenipa, dois inquéritos criminais foram instaurados, um pela Polícia Federal (PF) e outro pela Polícia Civil de São Paulo, ambos com o objetivo de investigar possíveis responsabilidades e causas do acidente.

Transporte

A FAB também anunciou a disponibilização de um cargueiro KC-390 para transportar as urnas funerárias das vítimas de São Paulo a Cascavel, cidade de origem de 24 das vítimas do acidente. A aeronave militar está posicionada na Base Aérea de São Paulo, aguardando as liberações necessárias para o transporte.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil