
Foto: Rafael Campos
O governador Cláudio Castro se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, para discutir proposta de renegociação das dívidas dos Estados com a União. Castro destacou as condições desfavoráveis impostas ao longo das décadas.
Presidente Pacheco busca ouvir estados endividados para elaborar proposta conjunta. Castro ressalta a importância do equilíbrio financeiro para investimentos e manutenção dos serviços públicos. Dívida atual do Rio com a União chega a R$191 bilhões, situação insustentável.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
Governadores buscam novo critério de correção da dívida, atrelando a renegociação à expansão do Ensino Médio Técnico. Discussões em curso sobre a metodologia de cálculo e indexação para atualização dos débitos, que continua em pauta.
Dívidas do Rio foram repactuadas há 30 anos e passaram por diversas negociações e refinanciamentos. Crescimento expressivo devido aos indexadores e metodologia de variação cumulativa dos índices estabelecida pela União. Situação requer soluções urgentes.