Na manhã do último sábado (2), Luiz Antonio dos Santos Barbosa e Tainara Ribeiro Subtil foram detidos em uma pousada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos por policiais civis da 10ª DP.
O casal é acusado de criar uma falsa vaquinha on-line, utilizando a imagem de uma criança com câncer. A prisão preventiva foi decretada pela 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital, após denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro, por estelionato, com falsificação e uso de documentos falsos.
De acordo com Sauvei Lai, promotor do caso, esta não foi a primeira vez que a dupla cometeu esse tipo de crime. Segundo ele, os acusados já haviam se apropriado de publicações anteriores de outra família, que solicitava contribuições para o tratamento de uma criança realmente doente. Desta vez, embora a criança na campanha exista e esteja doente, ela não possui vínculo com os estelionatários, que se apropriaram de todo o dinheiro arrecadado.
As vítimas, provenientes de pelo menos cinco estados brasileiros, procuraram a delegacia para denunciar os perfis falsos mantidos pelo casal nas redes sociais. Uma das crianças cujas fotos foram utilizadas foi Nicoly, de 5 anos. Sua mãe, Madelaine Morigi, abriu uma vaquinha para arrecadar fundos para o tratamento de leucemia da filha. No total, a família conseguiu arrecadar R$ 17,3 mil em duas campanhas. A descoberta do golpe aconteceu quando um homem acusou Madelaine de golpista por usar a imagem de Nicoly em outra campanha.