A Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, oferece uma rica programação cultural e diplomática. Durante a cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, o espaço reflete os debates dos chefes de Estado das 21 maiores economias do mundo. As atividades incluem exposições, filmes, shows e palestras, todas com entrada gratuita ou preços acessíveis, continuando mesmo após o encerramento do evento.
+ LEIA TAMBÉM: ►Monitoramento de chuvas no Rio é intensificado pelo governo
No sábado (16/11), será exibido o documentário Tax Wars, que aborda a luta por uma reforma no sistema tributário global. Após o filme, um debate reunirá representantes de movimentos sociais, organizações e do poder público.
Na quinta-feira (21/11), o Teatro Laura Alvim será palco da apresentação de Letrux, encerrando as atividades do G20 Rio Sessions, com curadoria de Nelson Motta.
Além disso, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a Casa G20 apresentará uma programação especial com foco na cultura colombiana, incluindo shows, oficinas e palestras. A exposição “Viver o Rio”, que destaca a cidade por meio da curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas, continuará aberta ao público, funcionando de terça a domingo, das 13h às 19h.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Desde sua inauguração, a Casa G20 se estabeleceu como um ponto de convergência entre governos, organizações internacionais, sociedade civil e empresas. Segundo o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Rio, Bruno Costa, o local desempenhou um papel significativo ao representar o estado e promover intercâmbios culturais e artísticos.
– Nesses nove meses de funcionamento, a Casa G20 se tornou referência no debate das pautas do G20, além de ser uma vitrine das manifestações culturais dos países participantes – destacou Costa.
Outro destaque é a exposição digital na galeria de televisores da Casa, que reúne fotografias de todos os 92 municípios fluminenses. O acervo, desenvolvido pelas secretarias de Comunicação e de Turismo, exibe as belezas naturais e arquitetônicas do estado, conectando o urbano ao rural e o tradicional ao moderno. A mostra funciona de terça a domingo, das 13h às 19h, com entrada gratuita.
+ LEIA TAMBÉM: ►Acidente no túnel Charitas-Cafubá causa capotamento – Vídeos
O governador Cláudio Castro ressaltou o papel da Casa G20 em projetar o Rio de Janeiro internacionalmente.
– O Rio tem vocação para grandes eventos, e a Casa G20 reforça essa posição, unindo diplomacia e cultura para cariocas e turistas – afirmou.