Estado do Rio de Janeiro

Cartilha “Transporte sem Assédio” é lançada nos ônibus do Rio

Cartilha “Transporte sem Assédio” é lançada nos ônibus do Rio | Divulgação

Transporte sem Assédio é o foco de uma nova campanha lançada nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro. A cartilha com este nome foi apresentada na Casa da Mulher Carioca Tia Doca, localizada em Madureira, na Zona Norte da cidade.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados em conjunto com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus). A proposta visa fortalecer a segurança de passageiras, combater o assédio e orientar sobre as formas de denúncia.

De forma didática, a cartilha explica os conceitos de assédio e violência sexual. Também fornece orientações sobre como agir diante dessas situações e quais são os canais disponíveis para denúncia, além de listar pontos de apoio às vítimas na cidade.

A publicação já está disponível digitalmente por meio de um QR code. Esse código foi impresso em adesivos colados nos quatro mil ônibus que circulam diariamente pela capital fluminense.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, 73% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio durante seus deslocamentos. Esse dado reforça a urgência da campanha.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Segundo a secretária Joyce Trindade, o objetivo da ação é mudar a rotina feminina, começando pelo espaço onde o medo se manifesta com mais frequência: o transporte público.

 “Assédio não é parte da rotina, é crime. Essa cartilha é uma ferramenta de conscientização, mas também de ação. Precisamos todos trabalhar por um transporte mais seguro para mulheres”, comentou.

Já o presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, afirmou que o lançamento da cartilha representa um novo passo da parceria entre o sindicato e a secretaria. Ele destacou o uso estratégico da ampla rede de transporte como ferramenta de conscientização.

A proposta do projeto Transporte sem Assédio é tornar o transporte público mais inclusivo e seguro. A distribuição da cartilha nos veículos garante acesso fácil às informações, tanto para vítimas quanto para testemunhas.

“Atualmente, o transporte por ônibus vai além de ser o principal meio de locomoção no município. Nós estamos empenhados em utilizar a grande capilaridade do nosso modal para transformar verdadeiramente a cidade e o dia a dia de quem vive aqui e essa é, sem dúvidas, uma das causas mais urgentes com a qual nossa sociedade precisa lidar”, afirmou.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *