Estado do Rio de Janeiro

Cartão Jaé e Bilhete Único Intermunicipal terão integração garantida

Cartão Jaé e Bilhete Único Intermunicipal terão integração garantida | Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Usuários do transporte público que utilizam o Cartão Jaé e Bilhete Único Intermunicipal terão a tarifa social de R$ 8,55 mantida nas integrações. A garantia veio com a assinatura de um termo de cooperação entre os governos municipal e estadual, nesta sexta-feira (18), formalizando a integração entre os dois sistemas.

O acordo estabelece a continuidade do desconto para passageiros que utilizam dois modais, sendo um deles intermunicipal. A parceria assegura também o compartilhamento de dados entre a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado, além da transparência nos fluxos financeiros.

A medida preserva a política de modicidade tarifária, sem afetar os subsídios estaduais. Segundo a prefeitura, esse é mais um passo para consolidar o uso exclusivo do Cartão Jaé, que poderá ser aceito futuramente em trens, metrô, barcas e ônibus estaduais.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Durante coletiva, a secretária municipal Maína Celidonio explicou que apenas os usuários cadastrados no Bilhete Único Intermunicipal, com renda de até R$ 3.205,20, seguirão usando o RioCard no transporte municipal. As exceções valem para quem realiza integrações específicas: ônibus intermunicipais com municipais, ônibus intermunicipais com VLT, barca com VLT e barca com ônibus municipais.

Já o Governo do Estado informou que vai licitar um novo sistema eletrônico de bilhetagem, com integração entre todos os modais. O modelo aguarda análise judicial.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *