
Pesquisa aponta a relação entre as mulheres brasileira e os automóveis: Para metade delas, o carro simboliza liberdade | Divulgação
Um levantamento da Webmotors revelou que 50% das mulheres brasileiras associam o carro à liberdade e independência. A pesquisa, realizada entre 28 de fevereiro e 6 de março, contou com a participação de 376 usuárias da plataforma e destacou a importância do automóvel na vida feminina.
Além da liberdade, 34% das entrevistadas consideram o carro uma necessidade na rotina, enquanto 31% apontam o conforto e conveniência como fatores determinantes. Outros motivos mencionados incluem segurança e proteção (15%), ferramenta de trabalho (12%), status e realização pessoal (11%) e paixão ou hobby (9%).
O levantamento também revelou as carrocerias mais desejadas. Os SUVs lideram com 41% da preferência, seguidos pelos hatches (22%) e sedans (21%). As picapes aparecem com 7%, outras categorias somam 6%, e as peruas fecham a lista com 3%. A mudança de comportamento das consumidoras se reflete no aumento da busca por modelos mais confortáveis e econômicos, conforme aponta Natália Spigai, CMO da Webmotors.
Na escolha do carro ideal, a economia figura como o fator mais relevante para 26% das entrevistadas. Conforto (17%), segurança (16%), design e estética (12%), espaço interno (10%), desempenho do modelo (10%) e tecnologia (7%) completam a lista de prioridades.
Sobre cores, por exemplo, o preto lidera as preferências, com 29%. Em seguida, o branco (22%), prata (17%), cinza (16%), vermelho (9%), azul (5%). Por fim, outras tonalidades somam só 1%.