O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro iniciou oficialmente neste sábado (1º) com o desfile do Carrossel de Emoções. O bloco, que atraiu cerca de 40 mil pessoas, desfilou pelas ruas Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos, agitando a cidade logo pela manhã. O evento deu início a uma temporada que promete movimentar a cidade com mais de 450 blocos até o fim da festa.
Multidão se reúne nas ruas para o Carrossel de Emoções
Os foliões começaram a se concentrar nas ruas logo cedo, por volta das 7h, antes do desfile que teve início às 9h. Apesar do tempo fechado, a energia do público não foi abalada. O Carrossel de Emoções, conhecido pela mistura de ritmos, apresentou sambas, sucessos do pop e muito funk, com uma homenagem aos anos 90. A diversidade musical contagiu os participantes, que se entregaram à festa com entusiasmo.
Fundador do bloco, o cantor Fernando Guina falou da felicidade em promover o evento, que chega à sua 13ª edição.
“Literalmente, é um carrossel de emoções. Segundo ano abrindo o circuito de Megablocos, responsabilidade imensa e muita alegria, abrindo o Carnaval oficial do Rio. Preparamos uma festa linda hoje, homenageando os anos 1990. O funk é a essência do Carrossel, mas tem espaço pra todos os estilos. Punk rock, música da Bahia, pagode, e os convidados também”, afirmou.
“É um processo de renovação. A gente tenta sempre trazer das novidades que tão rolando agora para a galera mais jovem poder curtir, mas sem deixar de fazer os nossos clássicos, que é a marca registrada do Carrossel”, ponderou.
Segurança reforçada e cuidados com patrimônios históricos
Para garantir a segurança do evento, o policiamento na área foi intensificado. A PM estabeleceu pontos de revista nos acessos e utilizou drones para monitorar o deslocamento do público.
Além disso, importantes prédios históricos, como o Paço Imperial e o Palácio Tiradentes, receberam grades de proteção para preservar a integridade das construções e evitar danos durante o desfile.
Prata Preta homenageia Lélia Gonzalez na Gamboa
Simultaneamente ao Carrossel de Emoções, o tradicional bloco Prata Preta desfilou na Gamboa, fazendo uma homenagem aos 90 anos de nascimento de Lélia Gonzalez (1935-1994), professora e ativista.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O cortejo teve início na porta do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab) e seguiu para a Praça da Harmonia, onde o coreto foi decorado com estandartes coloridos, celebrando a cultura afro-brasileira.
Blocos também se destacam em outros pontos da cidade
Além dos desfiles no Centro e na Gamboa, outros blocos também agitaram o Rio. Em Bento Ribeiro, o bloco Folia do Largo do Sapê se concentrou às 16h, enquanto na Praça Mauá, a Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária fez sua festa.
O bloco Tá Chegando A Hora, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, encerrou as atividades do dia, com início previsto para as 17h.
Prévia do domingo com o Chá da Alice e outros blocos
O domingo (2) promete mais diversão com o bloco Chá da Alice, que sairá na Rua Primeiro de Março às 7h. Inspirado no universo de “Alice no País das Maravilhas”, o bloco contará com apresentações da banda Babado Novo e participações especiais de É o Tchan e Sambay, uma roda de samba voltada para o público LGBTQIAPN+. À tarde, o Bloco Okê se reúne no Flamengo às 14h, seguido pelo Xodó da Piedade, que começará seu desfile às 16h na Zona Norte.
Riotur disponibiliza site com informações sobre o Carnaval de Rua
Para facilitar o acompanhamento dos blocos, a Riotur preparou um site com todos os horários e locais dos desfiles. O site oferece detalhes completos sobre as apresentações, ajudando foliões a se programarem para os dias de festa.