
Quantidade de julgadores aumenta para o Carnaval 2026 com o acréscimo de uma cabine pela Liesa; elas passarão a funcionar espelhadas, diminuindo as paradas das escolas de quatro para três| Alexandre Lourenço/Riotur
Está confirmada a deliberação da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) que aumenta a quantidade de jurados de 45 para 54 no Carnaval 2026, organizado pela entidade. As mudanças significativas ocorreram após reunião plenária com os presidentes das 12 agremiações do Grupo Especial. Além disso, a entidade confirmou alterações no posicionamento das cabines onde atuam os julgadores.
Uma das principais razões para isso está na diminuição no número de paradas feita pela agremiação ao longo de seu desfile. As cabines de julgamento agora ficarão espelhadas em dois setores opostos da Sapucaí. Essa novidade reduzirá de quatro para três o número de paradas dos carros alegóricos e alas para apresentação dos quesitos técnicos.
A medida busca dar mais fluidez ao espetáculo e surgiu a partir de um seminário técnico realizado em maio com profissionais das escolas. Além disso, o número de jurados aumentará. A Liesa selecionará 54 nomes, com seis por quesito.
Leitura das notas: sorteio mantido
Antes da apuração, um sorteio determinará quais 36 terão as notas abertas. Tal qual ocorreu no carnaval de 2025, a menor nota seguirá sendo descartada. Por fim, o somatório final manterá as 27 notas válidas e definirá a grande vencedora. Quanto as notas, elas continuam valendo por noite de apresentações, sem julgamento comparativo, assim como mantidas em sigilo. O mistério persistirá até a quarta-feira, ocasião da tensa, porém emocionante leitura.
O Carnaval do Rio em 2026 acontecerá entre 15 e 17 de fevereiro. As seis escolas com melhor desempenho retornarão para uma nova apresentação, no Sábado das Campeãs, no dia 21. A expectativa sobre as mudanças consiste na busca por uma apuração mais justa, bem como técnica e alinhada com o espetáculo apresentado na avenida.