
Carnaval 2025: Desfile das Escolas de Samba de Niterói da Série A acontece neste sábado (22) na passarela montada no Caminho Niemeyer | Divulgação
Após uma grande noite em que as escolas de samba dos Grupos B e C levaram mais de 5 mil pessoas ao delírio nesta-sexta-feira, agora chegou a vez das agremiações da elite do Carnaval 2025, em Niterói. Oito agremiações do Grupo A – o especial da cidade – pisam forte na Passarela do Samba do Caminho Niemeyer neste sábado (22) lutando pelo título de grande campeã. Assim como ontem, a entrada é totalmente gratuita. O portal Folha do Leste transmite ao vivo.
O acesso ao sambódromo acontece de forma segura pelo Terminal Rodoviário João Goulart, Há não só segurança, assim como infraestrutura no local, dotado duas praças de alimentação, banheiros químicos, posto médico, três ambulâncias, incluindo uma UTI Móvel. Além disso, equipes do 12º Batalhão de Polícia Militar atuam em quatro torres de observação.
Orientamos que as pessoas deem preferência ao transporte público ou por aplicativo, pois a Avenida Rogério Coelho Neto e seus acessos estão interditados. Guardas municipais, bem como agentes de trânsito atuam na área externa, ao passo que a NitTrans atua com dez reboques para coibir o estacionamento irregular de veículos.
O Corpo de Bombeiros mantém equipes de plantão no local para emergências, e a CLIN cuidará da limpeza durante os dois dias de desfiles.
ORDEM DE APRESENTAÇÕES
+ CLIQUE E OUÇA OS SAMBAS DAS ESCOLAS DE NITERÓI
1ª- Império de Charitas
Enredo: “Padroeira: A promessa nas águas da fé”
Compositores: Bianca Neves, Português, João Perigo, Lico Monteiro, Richard Valença, Lucas Macedo e Leandro Thomaz.
2ª- Alegria da Zona Norte
Enredo: “No espelho da Alegria reflete um artista! Muito prazer, eu sou Autista!”
Compositores: Diego Nicolau, Robson Ramos, Vinicius Xavier, Kokinho Santos, Anderson Lemos, Raphael Lopes e Chaynne Rodrigues.
Intérprete: Bebeto Porto
3ª- Império de Araribóia
Enredo: “Asa Branca do Sertão”
Compositores: Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo e Raphael Richaid.
Intérprete: Alfredinho
4ª- Magnólia Brasil
Enredo: “Divina Invenção – Um Brinde a Roberto Ribeiro”
Compositores: Roberto Ribeiro, Liette de Souza e Serafim Adriano.
Intérprete: Marcelinho
5ª- Unidos da Região Oceânica
Enredo: “A Oceânica em um noite de luar”
Compositores: Ademir Ribeiro, Marcelo Quaty e Marquinho da Vila.
Intérpretes: Ademir Ribeiro e Julia Castro
6ª- Folia do Viradouro
Enredo: “Intelêkô: A Encantaria na Folia”
Compositores: Robson Ramos, Vinicius Xavier, Gegê Fernandes, Niu Souza e Anderson Lemos.
Intérprete: Alexandre Simpatia
7ª- Souza Soares
Enredo: “Ita Puka – Uma História de Amor…”
Compositores: Willian Neves, Chiquinho Inspiração, André Quintanilha, Gol, Alfredinho, Ruan do Vira, Gigi da Estiva, Gustavo Soares e Leandro Cordeiro.
Intérpretes: Tracy Rangel e Exdras Araújo
8ª- Experimenta da Ilha da Conceição
Enredo: “Dandara, a Flor Guerreira de Palmares”
Compositores: Robson Ramos, Vinicius Xavier, Gegê Fernandes, Niu Souza, Manolo e Anderson Lemos.
Intérprete: Fabricio Alves
Regulamento
Cada agremiação do Grupo A deve obedecer ao tempo máximo de 40 minutos e mínimo de 35 minutos para seus desfiles. As entidades carnavalescas que não desfilarem no tempo estabelecido pelo regulamento, sofrerão as seguintes penalidades: perda de 1 ponto para o primeiro minuto excedente ou faltante; e perda de 1 décimo (0,1) de ponto a partir do segundo minuto excedente, caso ocorra.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Tanto em sua entrada na avenida, na área de armação, assim como para o início do desfile, toques darão as coordenadas para os procedimentos de cada escola de samba. Quando ocorrer o primeiro toque de sirene, as agremiações deverão fazer o esquenta de sua bateria no prazo máximo de três minutos. Já o segundo toque alerta para o imediato início de desfile, ao sinal da Coordenação Artística. Caso alguma agremiação não siga esta regra, haverá, em contrapartida, a aplicação de penalidade de perda de um ponto.

Carnaval 2025: Desfile das Escolas de Samba de Niterói da Série A acontece neste sábado (22) na passarela montada no Caminho Niemeyer | Divulgação
Uma questão de fundamental importância se trata do estímulo à criatividade artística do carnaval. Por conta disso, a agremiação que apresentar fantasias já utilizadas em desfiles no carnaval de 2024 de Niterói, ou qualquer outra cidade do estado do Rio de Janeiro, de forma comprovada, terá como punição a perda de um ponto. De igual forma, a agremiação perderá 5% do valor da subvenção no carnaval subsequente.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Contingente
Para o Grupo A, o regulamento dos desfiles exige um número mínimo de 400 componentes no geral, e outros números para alas específicas.
No Grupo B, as escolas de samba devem ter o mínimo de 300 figurantes, com o mínimo 10 baianas (do gênero feminino), vestidas com fantasias iguais. Na bateria, contingente mínimo de 40 ritmistas agrupados, vestidos igualmente com a mesma fantasia. Por fim, a comissão de frente de cada agremiação deve respeitar o mínimo de oito e o máximo de 12 componentes.
Avaliação e Julgamento
Quatro módulos de julgamento estão espalhados pela avenida. Eles vão julgar as escolas de samba em nove quesitos: Bateria, Harmonia, Evolução, Samba-enredo, Alegorias e Adereços, Fantasia, Comissão de Frente e Enredo.
A apuração acontecerá no dia 25 de fevereiro (terça-feira), às 14h. A grande campeã receberá R$ 40 mil pelo título, enquanto a vice levará R$ 25 mil.