O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, realizou nesta quarta-feira (03/05), no auditório da sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), missa em celebração à reabertura da capelania da Igreja Católica instalada na Casa, no último mês de março. Segundo o Arcebispo, o tempo pascoal (período que vai do Domingo Páscoa até o Domingo de Pentecostes) é quando realiza-se missas em capelas.
O ato religioso contou com a presença dos deputados Brazão (União), representando o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar(PL), Fred Pacheco (PMN), Marta Rocha (PDT), Luiz Paulo (PSD), Marina do MST (PT), Márcio Gualberto (PL) e Jari Oliveira (PSB), além de diretores, funcionários da Assembleia e público em geral. Na ocasião, o Arcebispo do Rio destacou que a capelania é um instrumento de comunhão, sempre respeitando a diversidade e trabalhando pelo progresso do Legislativo.
“Em todos os lugares nós temos seres humanos com os seus valores. Nesta Casa, temos parlamentares de diversas religiões, portanto, dar um alento para os católicos, dialogar e respeitar a todos é importante. Nós queremos que o nosso estado progrida na comunhão. A harmonia e o entendimento trazem grande contribuição para o bem da população”, disse Dom Orani.
O deputado Brazão ressaltou o quanto a fé traz coisas boas para o Parlamento. “Nosso estado está precisando de muita fé e respeito ao próximo. É muito bom, portanto, iniciativas como esta”, afirmou.
Já o deputado Fred Pacheco, que tocou violão e cantou durante a missa, agradeceu ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, pela iniciativa. “Fiquei feliz e honrado em participar deste momento. Esta é a Casa da democracia, por isso estabelecer essa relação onde todos possam viver a sua crença é fundamental”, comentou o parlamentar.
A capelania da Alerj foi reativada no dia 09/03 deste ano e desde então realiza missas todas às quintas-feiras, ministradas pelo Padre Manoel Pacheco.