Leste FluminenseMaricá

Agentes de Maricá são capacitados em Libras para acolher pessoas surdas

Agentes de Maricá são capacitados em Libras para acolher pessoas surdas | Divulgação

Atenção básica mais inclusiva. Essa é a meta da capacitação em Libras promovida pela Prefeitura de Maricá para agentes comunitários de saúde. A formação, ministrada pela linguista Adriana Baptista, reuniu cerca de 140 profissionais, em dois turnos, no bairro Condado, e marca o início de um novo padrão de acolhimento nas Unidades de Saúde da Família (USF).

A ideia é garantir que usuários surdos recebam atendimento com respeito, empatia e segurança. Todos os participantes saíram com certificado nas mãos e um compromisso claro: transformar a rotina dos postos de saúde.

“A capacitação em Libras para os nossos agentes comunitários de saúde representa um avanço fundamental no compromisso de Maricá com uma saúde pública cada vez mais inclusiva. Ao qualificarmos esses profissionais, estamos fortalecendo o acolhimento nas Unidades de Saúde da Família e garantindo que a população surda seja atendida com respeito, empatia e equidade”, afirmou.

A formação em Libras se alinha ao plano de qualificação da Atenção Primária, que vem sendo ampliado pela gestão. Além da capacitação, novas unidades estão sendo entregues e as equipes de atendimento seguem em expansão.

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

Um caso recente emocionou os colegas. O agente Daniel Mendes acompanhou toda a gestação de uma paciente surda usando o WhatsApp para interpretar as consultas.

“Eu já precisei acompanhar um pré-natal inteiro com uma gestante surda, que falava comigo pelo WhatsApp e eu repassava tudo para o médico, junto com ela, acompanhando as consultas. Por isso, essa capacitação é muito importante para todos nós, fortalecendo o trabalho diário, e para a sociedade também”, garantiu.

Nova USF já conta com estrutura ampliada

A USF Josefa Xavier Leal, inaugurada em Itaipuaçu, já aplica os princípios dessa transformação. São quatro consultórios, salas de curativo, vacinação, coleta, atendimento odontológico e equipe multidisciplinar com psicóloga, fisioterapeuta, educador físico e assistente social.

O novo modelo reforça o atendimento de segunda a sexta, com quatro equipes de saúde da família no local.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *