Internacional

Candidata a prefeita assassinada no México

Candidata a prefeita assassinada no México

Foto: AFP

Na segunda-feira (01), a candidata à prefeitura de Celaya, Gisela Gaytán, do partido Morena, foi assassinada a tiros após seu primeiro comício. O crime aconteceu na comunidade de San Miguel Octopan, onde Gaytán se reunia com apoiadores.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, condenou o crime e pediu uma investigação rigorosa. A procuradoria do estado de Guanajuato confirmou a morte de Gaytán e informou que três pessoas ficaram feridas no ataque.

Desde setembro de 2023, foram registrados 300 incidentes de violência política no México, incluindo 24 assassinatos de candidatos. Gaytán havia pedido proteção das autoridades, mas não recebeu resposta.

►Leia mais notícias Internacionais aqui

O governo federal, em coordenação com autoridades eleitorais, oferece proteção a candidatos à Presidência, ao Congresso e a nove governos estaduais. As autoridades locais devem atender aos pedidos de proteção de candidatos a cargos estaduais e municipais.

Candidata a prefeita assassinada no México

Candidata a prefeita Gisela Gaytán – Foto: Reprodução

Dessa forma, as motivações do assassinato de Gaytán ainda estão sendo investigadas. Contudo, há vários anos, a violência ligada ao crime organizado tem atingido políticos de vários partidos no México.

Enfim, Guanajuato é considerado o estado mais violento do México, com mais de 3 mil homicídios em 2023. Assim, Celaya é o epicentro de uma guerra entre cartéis de drogas.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *