Leste FluminenseNiterói

Barandier engata marcha à ré e estaciona mudanças nas linhas de ônibus em Niterói

Tarifa de ônibus de Niterói tem subsídio e benefício mantido

Barandier engata marcha à ré e estaciona mudanças nas linhas de ônibus em Niterói: cancelamento está no Diário Oficial deste sábado | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Duraram apenas 24 horas a vigência das portarias Nº 039/2025 e Nº 40/2025, publicadas no Diário Oficial de Niterói na sexta-feira 19/09/2025. As medidas assinadas pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier, tiveram revogação feita por ele próprio no Diário Oficial deste sábado (20).

As medidas, anunciadas por Barandier na sexta-feira produziam significativas mudanças nas linhas de ônibus que circulam em Niterói. Principalmente, por promover cancelamentos e suspensões de linhas. Além disso, ainda previa mudanças nos trajetos e nos horários e intervalos dos coletivos na cidade sem debate público.

Considerando que o Folha do Leste não faz jornalismo especulativo, se ainda estávamos apurando os motivos para a mudança, quiçá o do engate da marcha à ré, feito pelo secretário de Mobilidade Renato Barandier. Afinal, uma decisão desse porte não se toma sozinho e caso isso tenha ocorrido, por mais prestigio que ele tenha — por méritos próprios — com o prefeito, esse não é o tipo de ação que Rodrigo Neves deixa passar, tampouco releva.

Então, devido à ausência de respostas do poder público, aí pode estar o motivo do trajeto de ida e volta da decisão.

Por outro lado, caso o prefeito tenha anuido e resolvido voltar atrás, mais vale a prevalência de uma decisão certa do que deixar algo que não teve o amplo debate social vigorar.

Decisão revogada

Na prática, a decisão que extinguia linhas, unificava trajetos e alterava horários não terá mais validade. As linhas seguem operando normalmente, como antes da publicação das portarias.

O que estava previsto

Entre as medidas anunciadas na sexta-feira, estavam a extinção das linhas 40A (Largo da Batalha x Centro), assim como da 43-1 (Fonseca x Centro x Icaraí). Igualmente, a suspensão temporária das linhas 66A e 29. Ainda assim, a unificação das linhas 24 e 24A, mantendo apenas a 24;

A medida também previa novos intervalos em linhas como 38A (Itaipu x Centro), tal qual promovia ajustes de horários em ao menos 15 linhas diferentes.

As mudanças, sobretudo, atingiriam diretamente usuários de ambos os consórcios que operam em Niterói: Transoceânico e TransNit.

E agora?

Até o momento, não houve explicação oficial sobre os motivos da decisão relâmpago. O Folha do Leste apurou, inicialmente, que o recuo poderia estar relacionado à ausência de debate social sobre medidas de forte impacto no transporte coletivo. Todavia, diversas fontes sugerem que a iniciativa da publicação no Diário Oficial da medida partiu exclusivamente do secretário de Mobilidade. Em outras palavras, valeria dizer que o expediente não teria a anuência do prefeito Rodrigo Neves

Enquanto isso, por ora, passageiros respiram aliviados. Principalmente, porque fica tudo como antes, sem haver linha cancelada ou suspensa.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta