
Foto: Gabriela Sabay – IJF
Daniel Cargnin já tem seu retorno aos tatames agendado: será no dia 8 de julho, durante o Open Pan-Americano da Bahia. O destaque olímpico, que conquistou uma medalha em Tóquio 2020, ficou afastado por dois meses devido a uma cirurgia de hérnia discal. Agora totalmente recuperado, Cargnin está determinado a buscar pontos valiosos na classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Atualmente, Cargnin ocupa o segundo lugar no ranking olímpico e o sexto lugar no mundo na categoria -73 kg. Neste ano, ele conquistou um bronze no campeonato mundial e um ouro no World Masters 2022, além de ter levado uma medalha de prata no tradicional Grand Slam de Paris e um bronze no Grand Slam de Tel Aviv.
A lesão surgiu às vésperas do Mundial de Doha, interrompendo uma sequência brilhante de seis competições consecutivas em que ele subiu ao pódio. No entanto, graças a intensas sessões de fisioterapia e preparação física, Cargnin está pronto para retornar ao shiai-jo e lutar em casa.
A participação de Cargnin no Open da Bahia é um passo importante para garantir sua segunda vaga nos Jogos Pan-Americanos – em Lima 2019, ele conquistou a prata. Atualmente, o atleta está no limite da classificação, ocupando o nono lugar no ranking pan-americano. Somente os nove melhores de cada categoria se classificam para Santiago.
Uma vitória na Bahia pode render a ele mais 200 pontos e ajudá-lo a subir ainda mais no ranking. Gabriel Falcão (Instituto Reação), campeão do Pan Sub-21 em Cali em 2021, já está confirmado na mesma categoria.
O Open da Bahia é uma competição organizada pela Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ) em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a Federação Baiana de Judô (Febaju), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A participação de Daniel Cargnin neste evento marca seu retorno triunfante após a cirurgia e sua determinação em conquistar sua vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Com seu talento e histórico de sucesso, é possível esperar grandes realizações do atleta brasileiro.