O Hemorio, o hemocentro estadual do Rio de Janeiro, lançou uma campanha para aumentar os estoques de sangue e plaquetas durante o feriado prolongado da Proclamação da República, em 15 de novembro, e o ponto facultativo entre 18 e 19 de novembro, coincidindo com a Cúpula do G20.
+ LEIA TAMBÉM: ►Operação prende dois durante ‘rolezinho’ de moto em Niterói
A iniciativa, que ocorrerá de 11 a 14 de novembro, das 7h às 18h, busca atingir a meta de 300 doações de sangue e ao menos 10 doadores de plaquetas diariamente.
Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, as doações tendem a cair durante feriados, enquanto a demanda por sangue e plaquetas pode aumentar.
“Estamos nos antecipando para evitar um impacto maior nas nossas reservas. Precisamos aumentar a média diária de doações, que está abaixo da meta ideal”, destacou Amorim.
Estoques em queda constante
O Hemorio vem registrando uma redução constante nos estoques de sangue. Em agosto, a unidade já havia observado uma queda de 5% nas doações, levando à campanha “Influ do Bem”, que coletou 1.732 bolsas de sangue em referência às Olimpíadas de Paris. Além do Hemorio, o estado possui 27 hemocentros distribuídos em diversas cidades e 12 pontos de coleta na capital.
Em 2023, o Hemorio já contabilizou 75 mil doações, enquanto em 2022 foram registradas 85.360 bolsas coletadas. A expectativa é que a nova campanha ajude a elevar o número de doações e garanta a segurança dos estoques durante o período.
Quem pode doar sangue
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis, acompanhada de cópia dos documentos de identidade.
Além disso, o doador deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não consumir álcool 12 horas antes.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Quem tem tatuagens ou piercings deve aguardar seis meses para doar, e piercings em áreas orais ou genitais são impeditivos enquanto houver uso.
Para mais informações, os doadores podem consultar o Hemorio pelo telefone 0800 282 0708 ou nas redes sociais (@hemorio). O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio.
Doação de plaquetas: um processo especial
Diferente da doação comum, a coleta de plaquetas ocorre por meio de um processo chamado aférese, no qual o sangue do doador é filtrado para extração apenas das plaquetas, sendo o restante do sangue retornado ao corpo.
+ LEIA TAMBÉM: ►Vazamento de gás causa interdição em Avenida de São Gonçalo – Vídeos
Esse procedimento dura aproximadamente uma hora. Para doar plaquetas, é necessário ter ao menos 150 mil plaquetas, conforme exame realizado no Hemorio.
O Hemorio recomenda agendar a doação de plaquetas devido ao tempo de coleta mais longo. Interessados podem agendar pelo telefone (21) 96463-8072.