A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), deu início na segunda-feira (8) à atualização da caderneta de vacinação dos estudantes matriculados nas 91 unidades de ensino da rede municipal. A ação visa garantir a proteção contra doenças evitáveis e aumentar a cobertura vacinal contra o HPV.
A atualização da caderneta é fundamental para prevenir surtos e epidemias de doenças como sarampo, rubéola, caxumba, hepatite, gripe, entre outras. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir defesas contra agentes patogênicos, protegendo a saúde da população desde a infância até a fase adulta.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
A ação nas escolas também reforça a campanha Março Lilás, promovida pelo Ministério da Saúde contra o câncer do colo do útero. A vacina contra o HPV, disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Assim, protegendo contra o vírus causador da doença, que é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres.
Mariana Barbosa, secretária Executiva de Atenção Primária, ressalta a importância da vacinação nessa faixa etária:
“O câncer do colo de útero é uma doença grave e a vacina é uma forma eficaz de prevenir. É importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos para se vacinar, protegendo-os contra o HPV”.
A atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em todas as 44 unidades de saúde básica do município, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar a caderneta de vacinação, o número do SUS e o documento de identidade da criança.