Importantes lideranças políticas do estado do Rio de Janeiro estiveram em Niterói neste sábado (14), em apoio à candidatura de Rodrigo Neves e Isabel Swan para a Prefeitura de Niterói. Pela manhã, a agenda da chapa se concentrou em Icaraí, coração da Zona Sul da cidade. Em praticamente todas as esquinas do bairro, diversas pessoas seguravam bandeiras de Rodrigo Neves, bem como de candidatos a vereador de partidos que integram a coligação “Por Amor a Niterói”.
Café da manhã
Inicialmente, o grupo se reuniu para um café da manhã na tradicional padaria Beira Mar. Estavam presentes as deputadas estaduais Martha Rocha (PDT) e Verônica Lima (PT), assim como o deputado federal Eduardo Bandeira de Melo. Entretanto, a presença de outras duas personalidades se destaca: a de Marcelo Freixo (PT), presidente da Embratur – que já havia cumprido agenda com Isabel Swan também em Icaraí – e a de Fabiano Horta, prefeito de Maricá.
Prefeito e vice se dividem em grupos
Em seguida, o grupo realizou uma caminhada pela Rua Paulo Gustavo, onde Rodrigo fez corpo a corpo, pediu votos e conversou com eleitores. Enquanto isso, um grupo de candidatas à vereança, liderado por Isabel Swan, realizou uma caminhada pela orla de Icaraí, em direção ao Campo de São Bento. O público era, predominantemente, composto de mulheres.
Ato final
Assim sendo, os dois grupos, com centenas de pessoas, se encontraram no parque, por volta de 11h30. No mesmo local, acontecia o ato de uma campanha adversária, que teve início mais cedo, às 9h, da candidata do Psol, Talíria Petrone. Ela recebeu a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol). Todavia, a democracia prevaleceu e não houve nenhum registro de incidentes.
O ponto alto do encontro no Campo de São Bento foi o simbólico abraço ao lago do parque, com a participação de candidatas, candidatos e apoiadores de campanha.
Rodrigo Neves, ao discursar, disse que Niterói avançou bastante, nos últimos anos, na luta para combater a violência contra as mulheres. Como iniciativas positivas, o candidato citou, sobretudo, a criação de uma rede de proteção municipal. Ele falou também acerca de ações estruturantes como, por exemplo o “Espaço Empreender” e do primeiro projeto de apoio concreto de auxílio às mulheres vítimas de violência. Além disso, apresentou novas propostas:
“Eu quero anunciar que nós vamos criar a primeira casa-abrigo para amparar as mulheres vítimas de violência em Niterói. Para que elas possam ter um espaço de acolhimento e de apoio para reconstruir suas trajetórias”, anunciou Rodrigo, acompanhado da esposa Fernanda Sixel.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, também discursou, elogiando as gestões de Rodrigo Neves e afirmando que a cidade “precisa continuar no caminho do progresso”.
“Niterói constrói exemplo e isso tem a ver com a natureza dos governos de Rodrigo, nos quais também a força da representação feminina foi presente e decisória para políticas públicas para a transformação que a cidade vive”, disse Fabiano Horta.