
Foto: Clarildo Menezes
No último final de semana, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, realizou a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em toda a cidade, imunizando um total de 27.607 cães e gatos. A campanha contou com 50 polos de vacinação, distribuídos pelos distritos Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
Na primeira etapa da campanha, que ocorreu no dia 21, sábado, foram vacinados 15.890 pets em 33 locais nos distritos Centro e Ponta Negra. Já no último sábado, 28, foram vacinados 11.717 animais em 17 polos nos distritos Inoã e Itaipuaçu. Esse resultado representa o sucesso da mobilização.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
A vacinação foi direcionada a animais saudáveis com idade a partir de três meses e que não apresentavam estado gestacional. Apenas pessoas maiores de 18 anos puderam conduzir os pets para se vacinar. Essa ação teve como objetivo fortalecer a proteção dos animais e promover qualidade de vida.
Micheli Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde de Maricá, comemorou os resultados da campanha, ressaltando a conscientização da população e o apoio à luta contra a raiva. A vacinação é essencial para oferecer uma vida plena aos animais, prevenindo essa doença letal.
No distrito de Itaipuaçu, a população compareceu aos polos de vacinação, como foi o caso de Rafael Batista, morador do Jardim Atlântico Central. Para ele, a vacinação do seu cão foi uma oportunidade fundamental de prevenção da raiva. Além disso, ele destaca que vacinar os animais também evita a contaminação de outros.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
Poliana Nunes, moradora do loteamento Jardim Atlântico, enfatiza a importância da campanha na proteção dos animais. Ela trouxe inicialmente dois gatinhos para se vacinarem e, após ver a importância da vacinação, buscou mais dois para receberem a dose contra a raiva. Para ela, proteger os pets é essencial e a vacinação gratuita é de grande ajuda.
A raiva é uma doença grave e transmissível para os seres humanos, podendo levar rapidamente à morte. A imunização anual dos cães e gatos é a forma mais efetiva de prevenção, evitando a infecção precoce.