Passados 59 dias do início do novo governo do prefeito Rodrigo Neves (PDT), a Câmara Municipal de Niterói dará início às suas sessões plenárias ordinárias após o período de recesso. A reunião está marcada para às 16h desta terça-feira (18) e contará com a presença do prefeito Rodrigo Neves. Ele vai ler uma mensagem do Poder Executivo, relatando os projetos prioritários que pretende enviar à Casa de Leis para apreciação.
Com relação à composição do ano passado, Niterói terá um parlamento muito diferente, com vários debutantes no exercício do cargo. Sobretudo, em razão de vários vereadores já veteranos terem se licenciado para ocupar secretarias no Poder Executivo.
O time dos veteranos possui a seguinte escalação: Professor Túlio (Psol), Daniel Marques (PL), Binho Guimarães (PDT), Milton Cal (União Brasil), Anderson Pipico (PT), Renato Cariello (PDT), Benny Briolly (Psol), Rodrigo Farah (Cidadania), Leandro Portugal (MDB), Beto da Pipa (MDB), Jhonathan Anjos (2º suplente do PDT), Emanuel Rocha (1º suplente do União Brasil).
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Pelo lado dos calouros, estão Eduardo Paiva (1º Suplente do PL), Allan Lyra (PL), Sylvio (PT), Romério Duarte (1º suplente Cidadania), Fael (1º Suplente da Federação Brasil da Esperança – PV), Henrique Miranda (1º suplente do PSD) Fernanda Louback (PL), Pastor Maurício Gomes (1º suplente do Republicanos), Michel Saad Neto (Podemos). Assim sendo, tratam-se de nove representantes da sociedade que jamais exerceram o cargo, versus 12 com experiências anteriores.
Andrigo (PDT), Raphael Costa (1º suplente PDT), Gallo (Cidadania), Leonardo Giordano (PCdoB), Gabriel Velasco (PSD) ZAF (União Brasil) e Fabiano Gonçalves (Republicanos) estão licenciados da vereança para ocupar cargos no Poder Executivo. Já o vereador Douglas Gomes (PL), o mais votado do pleito e da história de Niterói, se licenciou para ocupar o cargo de deputado estadual na Alerj.
Situação x Oposição
A bancada de oposição ao PDT, partido que na chefia do Poder Executivo de de Niterói, possui cinco membros: os quatro vereadores do PL e Professor Túlio. Embora o Psol se declare oposição em Niterói, a vereadora Benny Briolly vai apoiar o governo na Câmara. Enfim, o placar fica 17 a 5 em favor do governo.
Casa do Povo

Câmara Municipal de Niterói dá início a Sessões Plenárias da nova legislatura de 2025 a 2028 nesta terça-feira | Reprodução
Para o presidente da Casa, o vereador Cal, a atividade institucional do parlamento vai muito além das sessões plenárias e seus respectivos debates. Ele disse que pretende trabalhar para aproximar, cada vez mais, a Câmara da população.
“Seguiremos estimulando e promovendo ações de cidadania, fomentando a cultura, valorizando as nossas questões locais, apoiando campanhas de relevante interesse e utilidade pública, abrindo as portas da Câmara para as instituições da sociedade civil ocuparem o nosso recinto desenvolvendo suas ações e debates, dentre tantas outras ações que se fizerem necessárias”, destacou.

Milton Cal, reeleito vereador pela 7ª vez seguida e, novamente, presidente da Câmara Municipal de Niterói | André Freitas/Folha do Leste
Independência do Legislativo
Aliado de longa data do prefeito Rodrigo Neves, Cal diz que, pessoalmente, sente-se feliz com o retorno do amigo ao cargo.
“Acredito na capacidade do Rodrigo de lidar com os desafios que a cidade precisa superar. Mas sobre a relação institucional, há duas palavras fundamentais que nos orientam: independência e harmonia. Não podemos abrir mão desses preceitos”, disse o chefe do Legislativo
Cal ainda fez outras ponderações acerca da relação política que a Câmara terá com o governo, bem como com membros de outros poderes e instituições. Nesse sentido, o presidente da Câmara destacou quatro palavras que refletem a postura que ele adotará: sabedoria, equilíbrio, paciência e perseverança.
“Na política, podemos pensar de forma diferente, mas as divergências sempre encontram um ponto de convergência, que é a supremacia do interesse público. Sendo oposição ou situação, esse é o princípio que cada vereador carrega consigo. É como religião. Podemos pertencer a congregações, templos ou terreiros diferentes, mas nos igualamos na fé”, disse.
A voz do governo

Vereador Binho Guimarães, agora, em 2025, na liderança do governo na Câmara Municipal de Niterói, está otimista com o início das Sessões | Reprodução
Binho Guimarães (PDT), vereador que terá a responsabilidade de exercer a função de líder do governo na Câmara, disse que está otimista com a nova legislatura.
“A expectativa para essa nova legislatura é bastante positiva. Teremos muitos vereadores exercendo o mandato pela primeira vez, o que contribui na oxigenação de ideias. Vamos trabalhar para aprovar os projetos que a cidade precisa para continuar progredindo”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Além disso, Binho crê que esse novo ciclo terá como prioridade o trabalho para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano de Niterói.
“Temos como objetivo comum fazer de Niterói a melhor cidade em qualidade de vida do Brasil, compreendendo os desafios postos”, ponderou.
Sobre a responsabilidade de fazer a interlocução entre Legislativo e Executivo, Binho disse como será sua relação com os oposicionistas – parte vencida no processo eleitoral.
“Como líder de governo, vamos trabalhar para garantir a aprovação dos projetos que materializem os compromissos da campanha que elegeu o prefeito Rodrigo Neves para seu terceiro mandato. Com relação à oposição, vamos ter uma relação democrática, republicana e de bastante diálogo, como deve ser.
Vereadora pronta para embates

Legislatura de 2025 a 2028 da Câmara Municipal de Niterói tem Fernanda Louback como única mulher estreante no parlamento | Reprodução
Fernanda Louback (PL), representante feminina da ala conservadora na Câmara Municipal, já vem dedicando seus primeiros dias como vereadora a ações de fiscalização.
Declaradamente apaixonada por Niterói, Fernanda afirma que tem um compromisso inegociável de trabalhar incansavelmente. Acima de tudo, para que a cidade seja bem cuidada e respeitada.
“Minha expectativa é que a câmara inicie com pé direito aprovando projetos importantes para a população, que exerça seu papel fiscalizador e que não seja subserviente ao executivo como nas legislaturas anteriores”, declarou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI