ColunistasMotorizado - Cláudio Cretton

Calor e as falhas do ar condicionado veicular

Em dias com temperaturas superiores a 40º, é frustrante quando o ar condicionado do carro deixa de gelar. Entenda por que isso pode acontecer e , sobretudo, saiba como evitar problemas com algumas medidas simples.

A importância da higienização

Primeiramente, um cuidado essencial com o ar-condicionado automotivo está na higienização. Primordialmente, porque o sistema pode se tornar um ambiente propício para fungos, ácaros e bactérias, caso não sejam tomadas medidas preventivas.

Por exemplo, trocar o filtro de cabine anualmente e utilizar um líquido limpador de ar são práticas eficazes. Esse líquido, aplicado com um vaporizador, elimina micro organismos e deixa o veículo com aroma de carro novo.

Falha no resfriamento

Quando o ar para de gelar, pode ser indicativo de vazamento do gás refrigerante, fundamental para o funcionamento adequado do ar condicionado. Vazamentos podem ser causados por danos nos tubos, juntas defeituosas ou má instalação.

A carga de gás dura entre três e cinco anos em condições normais de uso e deve ser verificada sempre que executar sua manutenção preventiva regular.

Problemas no compressor

Deixar o ar-condicionado desligado por longos períodos pode acumular poeira no sistema, comprometendo o compressor. Sem uso, o compressor fica sem lubrificação, aumentando o risco de danos. Desse modo, para preservar os componentes do motor, é aconselhável ligar o carro diariamente, mesmo por poucos minutos.

ALERTA!

Atenção para esse detalhe: quando o motor está com uma rotação acima de 3.000 rpm, a ação de ligar o ar pode danificar o compressor. Por isso, se o carro estiver em movimento, o condutor deve diminuir a rotação do motor pisando na embreagem e, aí sim, aproveitar esse espaço de tempo para ligar o equipamento.

Dicas para evitar golpes

  1.  Leia, tente entender o mínimo sobre o assunto para poder tomar a decisão certa;
  2. Caso não tenha um estabelecimento comercial de confiança, para avaliar possíveis problemas, leve seu veículo em mais de um local para diagnóstico. Pelo menos, em três locais diferentes, compare e realize o reparo;
  3. Faça a manutenção preventiva corretamente.

Essas práticas simples garantem o bom funcionamento do ar condicionado automotivo, proporcionando conforto e evitando despesas desnecessárias.

Cláudio Cretton
Parada 40 Centro Automotivo
Rua Doutor Francisco Portela, 2270
Parada 40 – São Gonçalo – RJ
CNPJ: 30.890.135/0001-30
Tel: 21 98207-3947 / 97103-1415
www.parada40centroautomotivo.com.br
atendimento@parada40centroautomotivo.com.br
Instragram: centroautomotivoparada40

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas