
Búzios recebe Feira Cultural Quilombo, cuja produção de artesanato é rica | Créditos Fabiano Carreira/Divulgação
A Praça Santos Dumont, no centro de Búzios, será palco da 2ª Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa, entre os dias 19 e 21 de abril, no feriadão prolongado de São Jorge (terça, 23). Trata-se de evento gratuito, que celebra a rica cultura e tradição quilombola.
A feira reúne música, gastronomia, moda, artesanato, capoeira, ciranda e performances, proporcionando, sobretudo, uma experiência cultural completa para os visitantes. A produção é do Realize Cultura e a realização é da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.
O evento integra o plano de sustentabilidade da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, que tem apoio das Nações Unidas.
No último dia 2, a comunidade quilombola de Baía Formosa, enfim, conquistou um direito ancestral: a topografia de seus 800 mil metros quadrados de terra ancestral. Tal ato representa um passo crucial para o retorno da comunidade à terra de onde foram expulsos. Igualmente, representa a oportunidade de manter vivas suas tradições culturais.
“Em 2021, participamos e fomos premiados em um edital promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos em uma parceria com a Organização das Nações Unidas para pensar o fortalecimento institucional. A 2ª Edição da Feira é uma conquista e a prova de que estamos em um bom caminho”, afirmou Ricardo Bemquerer, presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.
Programação rica e diversificada
Os visitantes poderão apreciar pratos típicos da culinária quilombola, como feijoada tradicional e de frutos do mar. Igualmente, adquirir produtos artesanais e de moda local. Porém, nem tudo se resume ao consumo. Não faltará boa música, por conta de grupos de samba, tanto da Ciranda Quilombola, bem como com artistas locais.
Shows imperdíveis

O Bloco Afro Olodumaré foi uma das atrações na primeira edição da Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa | Créditos: Fabiano Carreira/Divulgação
No dia 19, Tiago do Bandolim e Afrochoro apresentam o show “Corta Jaca”, uma mistura sonora que reúne o chorinho brasileiro com ritmos africanos e latinos.
Já no dia 20, o tradicional grupo Candongueiro, referência do samba no Brasil, lança o show “Puxando Conversa”.
Por fim, encerrando o evento, no dia 21, o grupo Moça Prosa apresenta o show “No Mesmo Manto”, uma homenagem aos 80 anos de Jovelina Pérola Negra.
Serviço
-
Data: 19 a 21 de abril de 2024
-
Local: Praça Santos Dumont, Centro, Armação dos Búzios, RJ
-
Horário: 17h às 23h
-
Entrada: Franca
-
Classificação etária: Livre