BrasilSaúde

Butantan envia últimos documentos para registro da vacina contra dengue

Butantan envia últimos documentos para registro da vacina contra dengue

Butantan envia últimos documentos para registro da vacina contra dengue | Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Butantan concluiu, na segunda-feira (16), o envio da última leva de documentos necessários para o registro de sua candidatura vacinal contra a dengue (Butantan-DV) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

+ LEIA TAMBÉM:

O processo de envio contínuo, que permite o envio dos dados conforme são gerados, foi finalizado com três pacotes de informações. A expectativa é que a aprovação da vacina, se ocorrer, marque a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue.

Avanços na Saúde e Ciência

A conclusão do envio dos dados à Anvisa é considerada um marco significativo para a saúde pública e para o avanço científico. Segundo Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, a aprovação do Butantan-DV seria uma grande conquista para o Brasil e para o mundo.

“Investir na pesquisa brasileira e no desenvolvimento interno de imunobiológicos é um passo fundamental para a saúde global”, afirma Kallás, destacando a importância do processo de submissão junto à Anvisa, que é responsável pela análise técnica e científica dos imunizantes.

Resultados Promissores nos Ensaios Clínicos

Os ensaios clínicos da vacina foram finalizados em junho deste ano, após o acompanhamento de 5 anos dos participantes. Recentemente, os dados sobre segurança e eficácia da vacina foram divulgados no New England Journal of Medicine .

O estudo revelou uma eficácia geral de 79,6% para a prevenção da dengue sintomática. Além disso, os resultados da fase 3, publicados na The Lancet Infectious Diseases , indicaram uma proteção de 89% contra a dengue grave e com sinais de alarme. A vacina também mostrou eficácia prolongada, com resultados positivos por até cinco anos.

Próximos Passos no Processo de Aprovação

Após a submissão dos documentos, a Anvisa iniciará a análise dos dados e poderá fazer questionamentos ao Butantan. A expectativa é que essa fase seja rápida, uma vez que o processo esteja avançado.

Gustavo Mendes, do Instituto Butantan, explicou que, após a análise inicial, é possível que a Anvisa solicite esclarecimentos antes de obrigação com a avaliação final.

Aprovada, Vacina Passa por Mais Etapas

A aprovação da vacina pela Anvisa não garante sua disponibilidade imediata para a população brasileira. Se o registro para concessão, o Butantan precisará solicitar uma aprovação de preço à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Este órgão irá analisar os custos de desenvolvimento e os benefícios da vacina, definindo o valor para o mercado.

+ LEIA TAMBÉM:

Após essa etapa, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) avaliará a possível inclusão da vacina no SUS. Esse processo contou com uma série de fatores, incluindo os benefícios para a saúde pública, como a redução de internações e de faltas no trabalho, e a inovação tecnológica que a vacina representaria no sistema de saúde.

Fábrica do Butantan Recebe Certificação

A fábrica do Butantan, responsável pela produção da vacina, foi operada pela Anvisa e recebeu a certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), atestando que a estrutura está apta para a produção em larga escala do imunizante.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil