Rio de Janeiro - Capital

BRT Transbrasil: Operação integral a partir de sábado

BRT Transbrasil: Operação integral a partir de sábado

Foto: Reprodução

A partir de sábado (30/03), a Prefeitura do Rio inicia a nova operação do BRT Transbrasil, com paradas em todas as 17 estações e calha de segregação. O serviço funcionará das 10h às 15h, com tempo médio de viagem de 40 minutos. A expectativa é transportar 250 mil pessoas por dia até 2030.

A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro) será a primeira a operar no corredor, com embarque e desembarque em todas as estações. As linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão) também passarão a fazer paradas na Transbrasil.

O Terminal Intermodal Gentileza receberá mais cinco linhas de ônibus municipais: 167 (Urca), 165 (Cosme Velho), 161 (Ipanema), 163 (Copacabana) e SP265 (Marechal Hermes).

Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui

A faixa da esquerda da Avenida Brasil será exclusiva para os BRTs, com fiscalização eletrônica e lombadas eletrônicas nas proximidades das estações. A multa para trânsito de veículos não autorizados é de R$ 293,47.

Para melhorar o fluxo do trânsito, a CET-Rio reforçará a operação com 35 operadores, 18 motocicletas, nove veículos e 16 reboques. A Avenida Brasil terá 186 câmeras de monitoramento, com equipe dedicada no Centro de Operações Rio (COR).

A Prefeitura investiu quase R$ 2 bilhões na recuperação do BRT, com a compra de novos ônibus, requalificação do Transoeste e construção de terminais. A previsão é que todo o sistema esteja funcionando no primeiro semestre de 2024, com 141 estações, 15 terminais e 157 quilômetros interligando diversas regiões da cidade.

Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui

Todas as estações da Transbrasil contarão com o sistema Jaé, além do Riocard. O VLT também passa a aceitar o Jaé. Os passageiros podem usar o cartão físico ou o aplicativo para pagar a passagem.

A velocidade máxima na faixa exclusiva dos BRTs será de 60 km/h, reduzida para 40 km/h nas proximidades das estações. A faixa da direita da seletiva será para ônibus, táxis e veículos de serviço.

A nova operação do BRT Transbrasil e o novo sistema na Avenida Brasil prometem reduzir o tempo de viagem, aumentar a segurança e melhorar a fluidez do trânsito.

Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui

A população espera que as medidas tragam benefícios para o transporte público e para a qualidade de vida na cidade.

A imprensa acompanha de perto as mudanças e repercute as expectativas da população.

A nova operação do BRT Transbrasil e o novo sistema na Avenida Brasil também podem ter impacto positivo na economia local, facilitando o deslocamento das pessoas e impulsionando o comércio.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *