
Lula discursa a favor da inclusão, sustentabilidade e fim das guerras, na Brics. (Reprodução)
Juntos, somos mais de 3,6 bilhões de pessoas que integram o mercado dinâmico, representamos 36% do PIB global[…], contamos com 72% das pedras raras do planetas[…], 76% do manganês e 50% do grafite. Entretanto, o fluxo financeiro continua segundo para Nações Ricas, declara o presidente.
Luta contra fome e pobreza
“A aliança global contra a fome pobreza já está em fase avançada de adesões, convido a todos a se somarem a iniciativa que nasceu no G20, mas que está aberta a outros participantes”, declarou Lula.
Enfrentamento das mudanças climáticas
Também cabe a países emergentes fazer sua parte para limitar o aumento da temperatura a 1 grau e meio” acrescentou Lula.
Na COP 30 vamos juntos mostrar que é possível conciliar maior ambição em nossas contribuições nacionalmente determinadas com o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, acrescenta.
Presidente Lula precisou participar vitualmente
+ LEIA TAMBÉM: ► Detalhes da queda de Lula revelam a gravidade do acidente
Saiba oque é o Brics
O Brics surgiu em 2009 com a formação do bloco por Brasil, Rússia, Índia e China, então chamado Bric. Em 2011, a África do Sul foi incluída, mudando o nome para Brics. O grupo realiza reuniões anuais, buscando coordenar ações em segurança, economia e cultura.
Em 2024, o Brics ampliou seu alcance com a adesão de cinco novos países: Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã, agora membros plenos do bloco.
Diferente da União Europeia, o Brics não constitui uma união econômica formal. No entanto, o grupo trabalha para influenciar a governança global e criar alternativas às instituições financeiras dominadas pelo Ocidente.