Apesar de seu mandato como prefeito de Niterói estar se aproximando do final, Axel Grael (PDT) declarou que pretende disputar as eleições de 2026 para a Câmara dos Deputados. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (4), durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em sua homenagem. Na ocasião, ele recebeu deputado Vítor Júnior (PDT) a Medalha Tiradentes, a mais importante comenda do parlamento fluminense.
“Quero ser candidato a deputado federal em 26”, afirmou Grael, ao final de seu discurso.
Além disso, ao anunciar seus planos para o futuro, Grael disse querer o seguir atuando nas coisas que sempre priorizei em sua vida. Sobretudo, na busca pela sustentabilidade e na questão climática.
“Está nas nossas mãos essa responsabilidade com as próximas gerações”.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Antes de ingressar na vida política, Axel Grael já atuava em causas públicas. Formado em Engenharia Florestal, ele liderou o Movimento de Resistência Ecológica, com sede em Niterói, que levantou importantes sobre a preservação da Baía de Guanabara. Como resultado da persistência do movimento, também contava com a participação da atual primeira-dama de Niterói, Christa Vogel Grael, houve a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Nos anos de 1990, Grael presidiu o Instituto Estadual de Florestas (IFF). Anos mais tarde, comandou também a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) em duas oportunidades: entre 1999 e 2000; e no nos anos de 2007 e 2008.
“A gente falava de Amazônia, de planeta, de clima já naquela época, mas falávamos muito de Niterói. A gente sonhava com ciclovias, fazíamos bicicletadas para protestar e pedir a construção de ciclovias, diziam que éramos loucos”, recorda, acrescentando que as pessoas também falavam que Niterói era muito quente, tinha montanhas e que faltava espaço nas ruas”.
Atualmente, Niterói conta com um dos eixos cicloviários mais movimentados do Brasil. Legado do conceito de sustentabilidade defendido por Axel Grael durante sua vida.
“Quando a gente fala em sustentabilidade, nós não estamos falando apenas de fauna e flora, mas também da qualidade de vida das pessoas e inclusão social”, afirma.
Governo Rodrigo Neves
Com relação ao futuro governo de Niterói, Axel disse convicto confiar que a cidade vai seguir avançando. Nesse sentido, ainda afirmou que sua gestão terá continuidade em um novo ciclo de governo, com novas ações e prioridades.
“Assim como nós fizemos, também será um governo de continuidade. De um mesmo sonho, de uma mesma vontade, de ver Niterói cada vez melhor. De uma forma ou de outra, eu vou estar sempre olhando tudo muito de perto e contribuindo de toda forma que eu puder pra que o sucesso da gestão de Niterói siga acontecendo”.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI