Internacional

Brasileiros continuam retidos na Faixa de Gaza

Brasileiros continuam retidos na Faixa de Gaza

Foto: Mohammed ABED – AFP

A quarta lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza foi divulgada pela embaixada do Brasil na Palestina neste sábado, 4. Pelo quarto dia consecutivo, os cidadãos brasileiros não foram contemplados, precisando aguardar a próxima relação.

As autoridades palestinas divulgaram que a nova lista inclui um total de 599 cidadãos de diversas nacionalidades, sendo 386 dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. Enquanto isso, um grupo de 34 pessoas, incluindo brasileiros e familiares próximos, segue esperando a autorização para deixar o enclave.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Essa é a quarta comunicação de autorizações para a saída de Gaza de civis de outras nacionalidades, resultado de um acordo mediado pelo Catar, envolvendo Israel, Egito e o Hamas. Na última quarta-feira, dia 1º, a passagem de Rafah foi desbloqueada pela primeira vez desde o início do conflito.

As autoridades egípcias afirmaram que os 7 mil cidadãos estrangeiros que solicitaram permissão para deixar Gaza serão liberados gradualmente, permitindo a saída de um grupo por dia.

Enquanto aguardam pelas listas de pessoas autorizadas a sair da Faixa de Gaza, membros do Governo Federal se uniram ao governo de Israel para repatriar o grupo de brasileiros que está há um mês em casas alugadas pelo Itamaraty em Rafah e Khan Younis, no sul de Gaza. A fronteira estava fechada desde o início da guerra.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez ligações diretamente para os governos de Israel e Egito, buscando viabilizar o retorno dos brasileiros o mais rápido possível.

De acordo com a assessoria de imprensa da chancelaria, o governo israelense prometeu que até a próxima quarta-feira, 8, o grupo de 34 brasileiros deixará a Faixa de Gaza. O ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, garantiu a Mauro Vieira que, na pior das hipóteses, o grupo sairá de Gaza nessa data.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *