
Brasileiros brilham no início da temporada de 2025 da Liga Mundial de Surfe | Divulgação/WSL
A temporada de 2025 da Liga Mundial de Surfe (WSL) teve início com grandes performances no Havaí, durante a etapa de Pipeline. O primeiro dia de atividades contou com ótimos resultados para os atletas brasileiros, que dominaram a competição.
No masculino, cinco surfistas avançaram diretamente para a próxima fase, enquanto outros cinco seguiram para a repescagem. No feminino, duas brasileiras, Luana Silva e Tati Weston-Webb, caíram na mesma bateria, mas conseguiram garantir suas vagas na próxima fase.
Destaques Masculinos: Filipe Toledo e João Chianca de Volta ao Circuito
O masculino teve como destaque o retorno de Filipe Toledo e João Chianca ao Circuito Mundial de Surfe. Filipe Toledo, bicampeão mundial, mostrou sua força ao vencer a bateria contra o havaiano Barron Mamiya e o brasileiro Alejo Muniz.
Muniz, que disputará a repescagem, não conseguiu avançar diretamente. Já João Chianca, também retornando ao circuito após um período de recuperação, superou o australiano Ryan Callinan na bateria, avançando junto com o francês Marco Mignot.
Filipe Toledo e João Chianca: Retornos Marcantes no Circuito Mundial
Filipe Toledo teve uma pausa em 2024, após conquistar dois títulos consecutivos no Circuito Mundial, e decidiu tirar um ano sabático. Em 2025, ele retorna com força total.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Já João Chianca, que foi o quinto colocado no Mundial de 2023 e garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, também passou por um longo período de recuperação.
O surfista sofreu um grave acidente em Pipeline durante as férias e perdeu a temporada anterior, mas agora está de volta e com boas expectativas.
Outros Brasileiros Avançam na Competição
Além de Filipe Toledo e João Chianca, outros surfistas brasileiros também se destacaram. Italo Ferreira, Edgard Groggia e Ian Gouveia avançaram para a próxima fase da competição.
Por outro lado, Yago Dora, Samuel Pupo, Miguel Pupo, Deivid Silva e Alejo Muniz seguem para a repescagem. Na repescagem, haverá um confronto entre Yago Dora e Alejo Muniz, que caíram na mesma bateria ao lado do havaiano Jackson Bunch.
Luana Silva e Tati Weston-Webb Avançam no Feminino
No feminino, as brasileiras Luana Silva e Tati Weston-Webb também mostraram grande desempenho. Ambas caíram na mesma bateria, mas conseguiram se classificar para a próxima fase da etapa de Pipeline.
Luana liderou a bateria com 12.60 pontos, enquanto Tati ficou em segundo lugar com 9.16 pontos. A australiana Sally Fitzgibbons, com 6.17 pontos, não conseguiu avançar e terá que disputar a repescagem.
Resultado dos brasileiros no masculino:
Kelly Slater (EUA) 9.90 x Italo Ferreira (BRA) 8.00 x Samuel Pupo (BRA) 3.90
Ian Gouveia (BRA) 11.84 x John John Florence (HAV) 11.50 x Eli Hanneman (HAV) 11.43
Connor O’Leary (JAP) 7.10 x Jake Marshall (EUA) 6.80 x Miguel Pupo (BRA) 3.53
Ramzi Boukhiam (MAR) 7.40 x Cole Houshmand (EUA) 6.14 x Deivid Silva (BRA) 5.90
Filipe Toledo (BRA) 8.57 x Barron Mamiya (HAV) 6.66 x Alejo Muniz (BRA) 6.27
Marco Mignot (FRA) 13.33 x João Chianca (BRA) 8.73 x Ryan Callinan (AUS) 8.57
Resultado das brasileiras no feminino:
Luana Silva (BRA) 12.60 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.16 x Sally Fitzgibbons (AUS) 6.17