Brasileiros acima de 60 anos lideram reciclagem no país, mostra pesquisa

Brasileiros acima de 60 anos lideram reciclagem no país, mostra pesquisa | Reprodução/Freepik
Os brasileiros acima de 60 anos lideram as práticas de reciclagem no país. Uma pesquisa inédita da Nexus, encomendada pelo Sindiplast, revelou que essa faixa etária é a mais engajada na separação do lixo e nas ações sustentáveis.
Uma nova pesquisa da Nexus, realizada a pedido do Sindicato da Indústria de Material Plástico de São Paulo (Sindiplast), revelou o perfil do brasileiro que mais recicla: quem tem mais de 60 anos.
Segundo o levantamento, 78% dos entrevistados acima dessa idade afirmam separar o lixo para reciclagem, número superior ao das faixas mais jovens. Entre os brasileiros de 41 a 59 anos, o índice é de 72%. Já entre os mais jovens, a prática cai para 63% na faixa de 25 a 40 anos e 62% entre os que têm de 16 a 24 anos.
A pesquisa indica uma tendência clara: quanto mais jovem, menor o hábito de reciclar. Segundo os analistas, o resultado aponta para uma possível desconexão das novas gerações com a rotina doméstica da separação do lixo, apesar do aumento do discurso ambiental nas redes sociais.
Dados
Em relação ao gênero, a diferença é pequena: 70% das mulheres e 68% dos homens disseram separar o lixo com regularidade. Já quando se analisa a escolaridade, o comportamento é praticamente igual: 69% dos brasileiros com ensino fundamental, 68% com ensino médio e 69% com ensino superior afirmaram reciclar com frequência.
O estudo ouviu 2.009 pessoas com 16 anos ou mais, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI