Thiago Wild fez história em Roland Garros, um dos quatro maiores torneios de tênis do mundo (famoso Grand Slam). Após romper o qualifying da competição (onde venceu três jogos para chegar a fase principal), o brasileiro eliminou ninguém menos do que Daniil Medvedev, ex-número 1 do mundo do e atual número 2, na rodada de estreia do aberto francês, na manhã desta terça-feira (30/05).
Em partida épica, o brasileiro, atual 172 do ranking, mandou o russo para casa ao vencer por 3 sets a 2 (7/6 (5), 6/7 (6), 2/6, 6/3 e 6/4), de virada, após estar perdendo por 2 a 1.
Wild é o segundo brasuca a vencer um top 2 num Grand Slam, na era aberta do tênis. Somente Gustavo Kuerten havia feito tal façanha, ao bater o russo Marat Safim, no US Open 2002, e o suíço Roger Federer, também em Rolang Garros, em 2004.
– Sempre sonhei em jogar na quadra principal de Roland Garros. Ganhar de um top 5 então, é mais do que um sonho – disse o brasileiro, ainda emocionando com o feito.
– Vou tentar chegar o mais longe possível no torneio. Tenho de soltar meu tênis, como fiz hoje, contra o Medvedev, e curtir ao máximo o momento – afirmou.
Agora, seu próximo adversário será o vencedor do jogo entre o argentino Guido Pella (423 do ranking) e o francês Quentin Halys (88).
É a segunda vez que Wild disputa um Grand Slam. A primeira vez foi no US Open, em 2020. Entrentato, foi a primeira vitória do jogador em torneio dessa magnitude e a primeira vez que um brasileiro vindo do qualifying avança de fase após Fernando Meligeni, em 1993.
A vitória de Thiago foi ainda maior, pois Medvedev tentava chegar ao topo do ranking da ATP e vinha de um triunfo inédito no Masters 1000 de Roma, na última semana, seu primeiro título importante no saibro.
Vitória também nas duplas
O Brasil também brilhou no torneio de duplas nesta quinta. Ao lado do português Franscisco Cabral, o brasileiro Rafael Matos eliminou os australianos Jason Kubler e Rinky Hijikata por 2 a 0 (duplo 7/6). A dupla derrotada é a atual campeã do Australian Open.
Além de Rafael Matos e Thiago Wild, o Brasil também tem outros representantes em Roland Garros.
Thiago Monteiro e Beatriz Haddad Maia disputam o torneio também no individual.
Bia, que ocupa a 14ª posição no ranking, e já venceu seu primeiro jogo (bateu a alemã Tatjana Maria por 2 a 0), vai encarar na segunda rodada a russa Diana Shnaider (108).