
Brasileira faz história ao vencer no skate virtual mundial | Divulgação
Maria Luiza dos Santos Souza, conhecida como Maluzzita, entrou para a história ao vencer o primeiro torneio de skate virtual do Campeonato Mundial de Skate, realizado em Roma. Aos 19 anos, a jovem, natural do Complexo da Maré, se tornou a primeira brasileira campeã mundial de e-Sports no World Skate Games 2024. Ela é também embaixadora da DiversiGames, uma empresa de impacto social que promove acesso à cultura gamer para jovens e grupos minorizados.
+ LEIA TAMBÉM: ►RJ: Idoso morre após ser atropelado por ônibus em rodoviária
Maluzzita, nome competitivo de Maria Luiza, conquistou o título no torneio de e-Sports, na modalidade Skate XL, durante o World Skate Games. A competição, que aconteceu em Roma, marcou a estreia de um campeonato de skate virtual. A brasileira superou duas competidoras italianas na final e impressionou os jurados com suas manobras no jogo de simulação de skate. Além dela, o pernambucano André Hilton também trouxe o ouro para o Brasil no e-skate masculino.

Brasileira faz história ao vencer no skate virtual mundial | Divulgação
Criada na comunidade da Vila do João, no Complexo da Maré, Maluzzita teve uma trajetória marcada por obstáculos sociais. A e-atleta encontrou nos jogos eletrônicos sua paixão e um caminho para superar os desafios. Como embaixadora da DiversiGames, empresa que promove a inclusão digital, ela se destacou em competições internacionais e teve sua inscrição intermediada pela Player1 Gaming Group (P1GG), responsável por seus treinamentos.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Após a vitória, as redes sociais de Maluzzita foram inundadas de mensagens de apoio. A jovem foi carinhosamente apelidada de “Fadinha dos esportes eletrônicos”, em alusão à skatista Rayssa Leal, que também conquistou ouro no World Skate Games. A vitória de Maluzzita inspirou sua comunidade, onde meninas passaram a vê-la como exemplo de superação e perseverança.
Apesar de nunca ter andado de skate nas ruas, Maluzzita encontrou nos e-Sports uma forma de praticar e se destacar. Sua trajetória demonstra a força dos jogos eletrônicos como ferramenta de inclusão e transformação social. Agora, ela se prepara para competir nas Olimpíadas de 2025, na Arábia Saudita, onde o skate virtual será uma das modalidades.