A Seleção Brasileira entra em campo neste sábado (17) em busca da primeira vitória após a Copa do Mundo do Qatar. O adversário é a seleção da Guiné e o jogo será realizado na Espanha, às 16h30 (horário de Brasília), em um amistoso com forte temática sobre a luta contra o racismo.
O país onde Vinícius Júnior, principal jogador da Seleção, sofreu injúrias raciais recentemente, será palco de uma partida em que o Brasil vestirá preto pela primeira vez em sua história. O uniforme será utilizado no primeiro tempo, sendo substituído pelo tradicional amarelo na etapa final.
Os comandados de Tite terão um desfalque importante, uma vez que Neymar se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida em fevereiro deste ano. O atacante Richarlison retomará a titularidade no ataque, mesmo após uma temporada abaixo da média no Tottenham da Inglaterra. Enquanto isso, Vini vestirá a lendária camisa 10 da Seleção.
Do lado da Guiné, ainda que venha de uma derrota para o Egito nas eliminatórias para a Copa Africana das Nações e seja o 79º país no ranking da Fifa, a equipe pode surpreender com alguns atletas conhecidos no futebol europeu, como Diakhaby e Moriba, do Valência da Espanha, Nabi Keita, que recentemente deixou o Liverpool para o Werder Bremen da Alemanha, e Guirassy, que se destacou na última edição do campeonato alemão por Stuttgart.
Alguns jogadores terão a oportunidade de debutar com a Amarelinha logo como titulares. Ayrton Lucas, lateral-esquerdo do Flamengo, e Joelinton, meia do Newcastle da Inglaterra, foram convocados pela primeira vez na carreira e terão a chance de mostrar seu talento no nível internacional.
Neste amistoso, além das expectativas da Seleção Brasileira por sua primeira vitória após a Copa do Mundo do Qatar, espera-se também uma forte mensagem na luta contra o racismo, em um momento tão delicado em que casos de injúrias raciais vem se tornando cada vez mais evidente no mundo do futebol.
BRASIL X GUINÉ
AMISTOSO
Local: Cornellà-El Prat, Prat de Llobregat (ESP)
Data e hora: 17 de junho de 2023, às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Andris Treimanis (Letônia)
Assistentes: Haralds Gudermanis (Letônia) e Aleksejs Spasennikovs (Letônia)
VAR: Víctor Garcia (Espanha)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay
BRASIL: Weverton; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Vinicius Júnior, Richarlison e Rodrygo. Técnico:Ramon Menezes
GUINÉ: Koné; Conte, Sow, Diakhaby e Sylla; Diawara, Ilaix Moriba, Guilavogui, Naby Keita e Kamano; Guirassy. Técnico:Kaba Diawara.