
Brasil perde final da Liga das Nações de vôlei para a Itália | Divulgação/VNL
A seleção brasileira feminina de vôlei perdeu para a Itália na final da Liga das Nações, neste domingo (6), em Lodz, na Polônia. O Brasil até saiu na frente, mas sofreu a virada e perdeu por 3 sets a 1 (22/25, 25/18, 25/22 e 25/22).
Foi o quarto vice-campeonato do Brasil na competição, que ainda não tem título. A Itália, favorita e atual campeã olímpica, conquistou o tricampeonato com 29 vitórias consecutivas.
Gabi liderou pontuação brasileira
A ponteira Gabi, capitã do time, marcou 15 pontos e foi a maior pontuadora do Brasil. Do lado italiano, Antropova e Sylla somaram 17 e 16 pontos, respectivamente.
O técnico Zé Roberto Guimarães apostou em mudanças para a final. A levantadora Macris começou como titular, após boa atuação na semifinal contra o Japão.
O Brasil começou bem no saque e fechou o primeiro set por 25 a 22. Foi o primeiro set perdido pela Itália desde 12 de julho, na fase classificatória.
Itália dominou os sets seguintes
No segundo set, a Itália abriu vantagem e venceu por 25 a 18. No terceiro, a gigante Antropova, de 2,02m, entrou no lugar de Egonu e ajudou a equipe a fechar em 25 a 22.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
No quarto e último set, o Brasil manteve o equilíbrio até a metade da parcial. Depois, as italianas abriram dois pontos e seguraram a vantagem até o fim, fechando em 25 a 22.
Polônia fica com o bronze
A seleção da casa, Polônia, venceu o Japão por 3 sets a 1 (25/15, 24/26, 25/16 e 25/23) e garantiu o terceiro lugar pelo terceiro ano seguido.
A atacante Magdalena Stysiak marcou 18 pontos. A capitã Agnieszka Korneluk fez outros 16. O técnico Stefano Lavarini celebrou a medalha diante da torcida local.
“É fantástico termos conquistado uma medalha aqui em Lodz”, afirmou o técnico da Polônia, Stefano Lavarini. “Desde que comecei a treinar a Polônia, jogamos aqui todos os anos e a atmosfera sempre foi fantástica. Estou muito feliz por termos a possibilidade de agradecer aos nossos torcedores com uma medalha desta vez”, completou o técnico.