BrasilEconomia

Brasil mira a marca de 390 milhões de toneladas de grãos até 2030

Brasil mira a marca de 390 milhões de toneladas de grãos até 2030

Foto: Wenderson Araujo – Trilux

A princípio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prevê que a produção de grãos no Brasil chegará a aproximadamente 390 milhões de toneladas nos próximos dez anos. Isso representa um aumento de 24% em relação à produção atual. O crescimento será impulsionado pelo aumento da área plantada, que deve passar de 77,5 milhões de hectares para 92,3 milhões de hectares.

O cultivo da soja deverá responder por 78% da expansão da área plantada. Espera-se que a produção de soja aumente de 186,7 milhões de toneladas em 2032/33 para 160 milhões de toneladas em 2022/23. O milho também deverá crescer, com a produção passando de 160 milhões de toneladas para 27% em 2032/33. A produção de algodão deverá aumentar em 26,8%, para 3,6 milhões de toneladas.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Sendo assim, a produção de carne também deverá crescer, com a produção de carne bovina, suína e de frango passando de 29,6 milhões de toneladas para 36,2 milhões de toneladas. O aumento da produção de carne será impulsionado pelo crescimento do mercado interno e das exportações.

O Mapa prevê que o Brasil continuará sendo um grande exportador de grãos e carnes. No entanto, a produção interna também crescerá, e o consumo doméstico se tornará mais importante.

Contudo, o estudo do Mapa alerta que o setor agropecuário brasileiro precisará aumentar os investimentos em pesquisa para manter o crescimento. Dessa forma, os investimentos em pesquisa são necessários para desenvolver novas tecnologias que permitam aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir os custos de produção.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil