O Brasil entra em ação no hipismo olímpico na madrugada deste sábado (27), com seus cavaleiros prontos para enfrentar os desafios da modalidade em Paris 2024. Carlos Parro, de 45 anos, será o primeiro brasileiro a estrear no Conjunto Completo de Equitação, montando Safira, uma égua de 12 anos. Eles abrirão a participação nacional às 5h24 (horário de Brasília), fechando o primeiro bloco de apresentações.
Rafael Losano será o segundo cavaleiro brasileiro a competir, às 9h33, montando Withington, um castrado de 13 anos, no quarto bloco. A série de apresentações do Brasil no adestramento do Hipismo Completo se encerrará com Marcio Jorge Carvalho, medalhista de prata no Pan-Americano de 2023 no Chile, que competirá às 12h27, no sexto e penúltimo bloco. Ruy Fonseca, com seu cavalo Ballypatrick, está escalado como suplente para a equipe.
O hipismo, que estreou nas Olimpíadas justamente em Paris, no ano de 1900, e retornou em 1912, em Estocolmo, tem sido presença constante em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde então. Em Paris2024, o Hipismo Completo contará com 64 conjuntos representando 16 países. As provas de adestramento serão realizadas na arena especialmente montada no Palácio de Versalhes, um local cercado por vastas áreas verdes.
No domingo (28), será realizada a prova de Cross-Country, com os competidores enfrentando a pista que circunda o grande lago do Palácio de Versalhes. Esta fase, conhecida por testar a resistência e a habilidade dos cavaleiros e cavalos, promete ser um espetáculo emocionante e crucial para a competição.