Brasil e China fecham acordo de cooperação para estender validade de vistos de passaporte. A parceria, assinada durante visita oficial do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, ao ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, beneficia cidadãos dos dois países.
Com a ampliação, os vistos passam a ter validade de 10 anos, o dobro do período anterior. O objetivo é facilitar viagens, incentivar contatos diretos entre empresários e impulsionar o turismo bilateral.
A assinatura do acordo aconteceu no Palácio do Itamaraty, e foi destacada por Mauro Vieira como um marco para as comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, que serão oficialmente celebrados em agosto.
Durante o encontro, Mauro Vieira reafirmou o apoio do Brasil à China unificada. Lembrando o suporte do ex-presidente Lula da Silva ao princípio de uma só China durante sua visita oficial em 2023.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
A declaração se torna relevante após a eleição presidencial em Taiwan, que elegeu um candidato defensor da independência da ilha asiática. A China considera Taiwan como parte de seu território.
Além disso, os chanceleres também discutiram as crises na Ucrânia, Rússia, e Israel e Hamas na Faixa de Gaza, refletindo sobre o papel que Brasil e China podem desempenhar para solucionar esses conflitos.
No âmbito das comemorações do aniversário das relações Brasil-China, estão previstos encontros políticos, acadêmicos e culturais ao longo do ano de 2024.
Mauro Vieira também anunciou a presença do presidente chinês, Xi Jinping, na Cúpula de Líderes do G20. O G20 acontecerá no Rio de Janeiro em novembro deste ano. O Brasil assume a presidência do G20 em 2024.